em

Obras do novo shopping de Ponta Grossa iniciam e vagas para construção serão ofertadas via Agência do Trabalhador

Cerca de mil postos de trabalho devem ser abertos gradativamente para a construção, que deve se estender por cerca de dois anos

(Foto: Reprodução/Ponta Grossa Skyscrapercity)

As obras do novo shopping de Ponta Grossa estão iniciando nesta semana e devem gerar aproximadamente mil vagas de emprego na construção, prevista para ser finalizada dentro de dois anos. O empreendimento, chamado de Plaza Campos Gerais, faz parte do Grupo Tacla – que também é dono do shopping Palladium da cidade. Um dos executivos do grupo, Daniel Tacla, conversou com a reportagem do dcmais e do Diário dos Campos e repassou detalhes sobre a estrutura.

“Estamos iniciando a fundação da obra, com uma máquina de fora de chegou no terreno na segunda-feira [perfuratriz de hélice contínua] e em breve iniciaremos as contratações, que serão feitas através do Sine [Agência do Trabalhador]”, disse ele. “Nesta primeira fase, de fundação, a equipe será pequena; em janeiro há a previsão de iniciar a estrutura, e então serão necessários 250 funcionários. Ponta Grossa e região são reconhecidas pela alta qualidade da mão de obra na construção civil, então a nossa preferência é usar trabalhadores locais”, contou Tacla.

Segundo o empresário, o Plaza Campos Gerais contará com 76 mil m², sendo 28.220 m² voltados para Área Bruta Locável (ABL) – ou seja, lojas – e já tem uma expansão planejada de mais 44 mil m², podendo, então, somar 120 mil m² de área total futuramente. A título comparativo, o Palladium Ponta Grossa possui 67,5 mil m², sendo 25,5 mil m² de ABL e, assim como o o plano do outro shopping do grupo, foi expandido posteriormente: em 2011, com oito anos de funcionamento, o mais 27 mil m² de área foram construídos.

A reportagem do Diário dos Campos esteve no local da obra e constatou que ela contempla características sustentáveis como captação da água da chuva e uso de energia solar. Daniel Tacla contou que para esta fase de fundação serão feitos 700 furos e utilizados 25 mil m³ de concreto e 1.600 toneladas de aço.

Construção do Plaza Campos Gerais (Foto: José Aldinan)

Empreendimento

O projeto prevê a alocação de 232 lojas, sendo 12 âncoras e 220 satélites, e 1.500 vagas de estacionamento. Segundo o Grupo Tacla, a estimativa é que daqui a dois anos, quando iniciar o seu funcionamento, o novo shopping empregue de 2 a 2,5 mil pessoas direta e indiretamente – na administração do empreendimento e nas lojas.

“Já temos algumas lojas confirmadas, mas estamos em processo de fechamento de contratos e vamos divulgar as marcas apenas posteriormente”, disse Cida Oliveira, diretora de marketing do Grupo Tacla Shopping, afirmando que o Plaza Campos Gerais abrigará lojas que ainda não possuem sede em Ponta Grossa e outras já são conhecidas pela população. “Em Curitiba, por exemplo, a Renner está em todos os shoppings, além de outras como a C&A. A demanda de Ponta Grossa atende novas lojas de uma mesma marca”, afirmou ela.

Construção do Plaza Campos Gerais (Foto: José Aldinan)

Localização estratégica

Já pelo nome do novo shopping percebe-se a intenção de torná-lo regional: enquanto que o Palladium carrega “Ponta Grossa” no título, o Plaza é complementado por “Campos Gerais”. O empreendimento fica localizado na baixada da avenida Visconde de Taunay, próximo ao acesso à rodovia BR 376.

“O objetivo é atender toda a região, que é muito próspera – o estudo de viabilidade aponta isso. A região também é muito simpática as empreendedores que entendem como positivo esse trânsito entre as cidades e possui um público que já nos prestigia [no Palladium]”, avalia a diretora de marketing do Grupo Tacla Shopping.

“O consumo é uma consequência do ambiente que você cria, então sabemos que é fundamental o shopping contar com cinema, restaurantes, espaços de games e as atrações rotativas que o próprio shopping traz que têm a tendência de ampliar as experiências”, analisou Cida.

(Foto: Reprodução/Ponta Grossa Skyscrapercity)
(Foto: Reprodução/Ponta Grossa Skyscrapercity)
(Foto: Reprodução/Ponta Grossa Skyscrapercity)
(Foto: Reprodução/Ponta Grossa Skyscrapercity)
(Foto: Reprodução/Ponta Grossa Skyscrapercity)
(Foto: Reprodução/Ponta Grossa Skyscrapercity)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.