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Obras do Corredor Santana estão com pagamentos atrasados

Entre as obras que serão retomadas está a pavimentação do Corredor Santana (Arquivo DC)

As obras de ampliação da Rua Aristides Lobo – Corredor Santana – estão atrasadas em cerca de 60 dias, conforme explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna. Embora parte do atraso seja atribuída ao tempo chuvoso entre dezembro e janeiro, outra razão possível é o atraso de pagamentos à empreiteira responsável pela obra.

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais consultou o Portal da Transparência do município, e verificou que as medições apontam que mais de 30% (34,40%) da obra já foram executadas. No entanto, a empresa recebeu somente 3,87% do que lhe é devido.

O contrato prevê que a Terraplanagem e Transportes Zabel Ltda deveria receber parcelas pagas até o 10º dia útil de cada mês. No entanto, a empresa iniciou as obras em dezembro de 2019 e só foi receber um primeiro repasse no último dia 5 de fevereiro, no valor de R$ 400 mil. A obra, com aditivos, tem custo de R$ 10.334.400,12.

Finisa

Em nota, a prefeitura confirmou haver atraso nos repasses, mas atribuiu o problema ao Governo Federal. “Esta obra trata-se de investimento com recursos do Finisa. Os valores que já foram pagos são oriundos de recursos livres do tesouro municipal. Agora, dependemos da liberação de recursos por parte do Banco Central e Caixa Econômica Federal. Uma portaria deve ser emitida pelo Banco Central nos próximos dias, liberando os recursos da segunda fase do Finisa”, informou. A reportagem entrou em contato com a empreiteira, que disse não ter nada a declarar à imprensa.

Mobilidade urbana

Em entrevista recentemente transmitida pelo portal dcmais, o secretário Celso Sant’Anna informou que a maioria das obras em andamento no município estão dentro do prazo de execução e contratual. A obra da Rua Aristides Lobo seria uma das poucas enfrentando problemas. Quando concluída sua ampliação, o Corredor Santana deverá oferecer mais segurança e melhorar a mobilidade no trecho que liga Centro e Oficinas a Olarias, Uvaranas e Cará-Cará. A obra também tem o objetivo de adequar a via ao fluxo de veículos ampliado com a instalação no Parque de Olarias, que ganhou forma nos últimos dois anos. (Danilo Kossoski)

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