em

Obras da Sanepar devem beneficiar 210 mil pessoas

Ao longo dos últimos anos, algumas regiões de Ponta Grossa registraram um crescimento populacional significativo, difícil de ser acompanhado pela oferta de alguns serviços básicos, a exemplo da distribuição de água. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) percebeu isso na prática. Cresceram as reclamações devido à frequente falta de água em regiões como a Oeste, onde houve a criação de novos loteamentos, e criou-se uma demanda excedente pela distribuição de água.

Diante disso, a Sanepar deu início a uma obra de R$ 20 milhões, que consiste na substituição ou acréscimo de adutoras e ampliação no sistema de reservação de água. De acordo com o gerente geral da Sanepar em Ponta Grossa, Fabio Leal de Oliveira, estão sendo instalados 39 quilômetros de tubulação entre o Jardim Carvalho e a região da Avenida Souza Naves.

“Essa obra beneficia quase 90 mil pessoas que poderão contar com maior vazão de água. Entre as localidades atendidas pela nova tubulação estão as regiões do Cristo Rei, Piriquitos, Boa Vista e toda a região Oeste da cidade”, explica Oliveira. A Vila Romana também vinha enfrentando problemas de abastecimento em dias de maior consumo, especialmente em horários de pico, quando a pressão de água diminui. “A obra permitirá mandar mais água para essa região, também”, acrescenta.

Para reduzir a incidência de desabastecimento, a Sanepar está instalando dutos de até 500 milímetros, com a perspectiva de garantir a distribuição adequada de água pelos próximos 30 anos, e já considerando aumentos populacionais. Em alguns trechos entre o Jardim Carvalho e o Los Angeles, dutos de 300 milímetros receberam o reforço de outros de 500 milímetros, possibilitando a distribuição de mais que o dobro da água anteriormente transportada. Cerca de 84% dessas tubulações deve estar em uso a partir do próximo dia 15.

 

Novos reservatórios

Além das tubulações novas na região Oeste de Ponta Grossa, um novo reservatório de 5 milhões de litros irá se somar ao reservatório de 10 milhões de litros já instalado no Jardim Los Angeles. O equipamento irá atender uma parte da Nova Rússia, Boa Vista, Piriquitos, Santa Paula, uma parte da Ronda, Jardim Esplanada e imediações do Centro de Eventos.

O Bairro Uvaranas também está sendo atendido por outra obra. São 22,5 quilômetros de adutoras, válvulas e medidores de vazão instaladas a partir do Jóquei Clube para o restante do bairro, e um novo reservatório de 5 milhões de litros colocado para atender cerca de 120 mil pessoas. Com isso, a cidade passará a contar com 12 reservatórios em quatro Centros de Reservação de Água.

 

Próximo corte no abastecimento

Para instalar os novos dutos, inevitavelmente a Sanepar precisa interromper o abastecimento em várias regiões da cidade. Mas o transtorno vem sendo informado com antecedência. As paralisações ocorrem sempre entre terça e quinta-feira, entre as 9 e as 21 horas. A próxima paralisação no abastecimento está prevista para terça-feira (12), entre as 9 e as 21 horas, afetando a Vila Bela Vista, Três Rios, Jardim Manacás e Vila Santa Paula. Na quinta-feira (14), a falta de água pode chegar à Ronda, Marina da Ronda, Moisés Lerner, Thaunay, Profª Júlia Rosas, Graciano Antunes, Colômbia, Felicidade 1 e 2, Esperança, Nova Ronda, Antunes Duarte, Adolfo Antunes Ribeiro, Peixoto.

Novo reservatório deve ampliar abastecimento na região Oeste (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.