Quem passa pela PR-151, no trecho entre Ponta Grossa e Carambeí, já consegue visualizar a grandeza da Queijaria Unium, que está sendo construída em PG. As obras do empreendimento, que fica ao lado da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) da Frísia e da construção da Maltaria Campos Gerais, já chegaram a 30% (veja a localização neste link).
No total, o investimento é de R$ 460 milhões, fruto da intercooperação Unium (marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal). A queijaria de PG também está fomentando a geração de 66 empregos diretos e 1.570 indiretos, consolidando cada vez mais o conceito da intercooperação, já que, em três cooperativas, o investimento para um projeto dessa magnitude se torna possível e viável.
A operação marca o ingresso das marcas no segmento de queijos, já explorado por outras cooperativas. “A expectativa é que o início das atividades industriais aconteça no primeiro semestre de 2024. Com a nova unidade produtiva, serão consumidos 600 mil litros a mais de leite por dia, agregando ainda mais valor ao produto in natura, gerando ainda mais renda aos cooperados. O projeto prevê a produção de 96 toneladas de produtos e subprodutos por dia”, destaca o gerente comercial da Unium, Egídio Maffei.
Com soluções de ponta, que tornam a operação uma referência em qualidade e modernidade na indústria brasileira de laticínios, o setor passará a contar com uma fábrica moderna, com tecnologia e alta eficiência. A queijaria apresenta possibilidade de expansão da gama de produtos, com capacidade de produção de 800 mil litros ao dia, ou seja, 80 toneladas de queijo e 40 toneladas de soro em pó.
“Acompanhando o crescimento da produção de leite dos nossos cooperados, o grupo se adiantou e buscou uma solução rentável para mostrar aos parceiros que todo o aumento será revertido em produtos de alto valor agregado”, explica Egídio.
Na planta industrial serão produzidos o queijo mussarela, prato, cheddar, a massa para queijo, a manteiga com e sem sal e o soro em pó. O whey protein já faz parte do portfólio da marca, com foco no mercado B2B.