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Obras da PR-151 permitirão ampliar pista do Aeroporto de PG

Flagra de Fernando Kovalski, que mostra um avião chegando ao aeroporto de PG passando por cima da PR-151

A duplicação da PR-151, no início do trecho entre Ponta Grossa e Palmeira, vai permitir a ampliação da pista do aeroporto de PG – o que, por sua vez, pode fazer com que o local passe a receber aeronaves maiores. É o que afirma o deputado federal Sandro Alex, que ocupou o cargo de secretário estadual de Infraestrutura e Logística de fevereiro de 2019 a março deste ano.

Ele explica que, com a duplicação da rodovia, o seu traçado será alterado, abrindo espaço para o alargamento da pista de aeronaves.

“O aeroporto tem investimentos confirmados, até tenho que me reunir com o poder público municipal e cobrar a celeridade do processo que o TCU [Tribunal de Contas da União] tem discutido, mas nós já temos garantidas as ampliações do terminal [de passageiros], pátio [de aeronaves] e taxiway [espaço para a manobra de aviões]”, afirmou o deputado em um programa de rádio na manhã desta quarta-feira (5).

“E a ampliação da pista será possível agora com o anúncio do início da duplicação Ponta Grossa-Palmeira pela 151. Esses primeiros sete quilômetros, a mudança do traçado da rodovia, vai permitir que a cabeceira do aeroporto possa ter uma ampliação e nós ganharmos voos maiores. Esse é o trabalho que estamos com o planejamento engatilhado”, complementou.

Plano

Em entrevista ao jornal Diário dos Campos e portal DCmais, o secretário da pasta que gere o aeroporto (de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional), José Loureiro, lembrou que existe o plano para alargamento da pista do aeroporto de PG.

“A pista tem 33 metros de largura, vamos alargar para 45 metros e, no meio dela deve haver mais 140 metros livres de cada lado, para a área de segurança. É uma exigência técnica que auxilia em casos como de um avião que escorrega e sai da pista”, exemplifica ele.

Porém, o projeto deve sair do papel apenas de médio a longo prazo, já que necessita de um longo processo burocrático. De acordo com a apuração da reportagem do DC, esse prazo pode chegar a até 10 anos, já que apenas após a finalização da obra da rodovia o Município pode buscar verba federal para fazer o projeto técnico e reembolsar os donos os imóveis do entorno – que incluem áreas protegidas pela lei ambiental, já que envolvem a escavação de minérios.

Duplicação da PR-151

O início da duplicação da PR-151, no trecho entre Ponta Grossa e Palmeira, foi anunciado na semana passada por Sandro Alex, após uma reunião com o atual secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

De um total de 38 km, segundo ele a obra começará sendo realizada em um trecho de cerca de 7 km, que fica entre a BR-376 e o entroncamento com a PR-438 – que dá acesso ao Distrito de Guaragi. O investimento inicial será de R$ 120 milhões e as obras serão feitas por lotes, mas ainda não há data específica para o início.

Foto: Divulgação

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