Menu
em

Obras da nova cadeia pública devem começar ainda em julho

O diretor do Departamento Penitenciário (Depen), Francisco Caricati, contou para a reportagem do jornal Diário dos Campos que as obras da nova cadeia pública de Ponta Grossa devem começar ainda no mês de julho.

"Devemos assinar nos próximos a ordem de serviço e as obras tem início imediato depois dessa assinatura. Então acredito que ainda em julho essa obra já deve estar iniciada. Estamos na expectativa para que a cadeia seja construída o mais breve possível", revela Caricati. A nova unidade prisional será próxima a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e terá 6.832 m². O investimento previsto para a construção é de R$ 17 milhões.

Serão 752 vagas prisionais abertas na nova cadeia, que tem um prazo para ficar pronta de 15 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. "Esse investimento faz parte de um pacote de novas cadeias que o governo do Estado autorizou as construções. O governador está em constante diálogo com os representantes das forças de segurança para entender quais são os recursos que precisamos nessa área", explica o diretor do Depen.

 Caricati destacou que o principal objetivo do governo é ressocializar os presos . "Temos que trabalhar isso em todas as unidades prisionais para que os presos tenham acesso a educação e trabalho. Dessa maneira quando ele sair do sistema prisional ele poderá ser inserido novamente na sociedade", esclarece.

Equipamentos

Representantes das forças de segurança paranaense estiveram na cerimônia de entrega de novos equipamentos e armas para os agentes da penitenciária de Ponta Grossa. O investimento tem como objetivo equipar e modernizar o sistema prisional do Paraná. "É uma conquista para nossos agentes, para que eles tenham armamento próprio para segurança pessoal e de familiares, além disso, nós teremos uma equipe de resposta rápida para intervir nos possíveis motins que podem ocorrer", explica o vice-diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, Maurício Ferracini.

Durante o evento, os representantes do governo também destacaram que a penitenciária de Ponta Grossa é referência para outras unidades prisionais do país. Atualmente, o local tem 540 presos do regime fechado.

Casa de Custódia

A Casa de Custódia que também deve construída em Ponta Grossa e abrirá 512 vagas ainda não tem previsão de início de obras, já que o processo licitatório ainda não começou a tramitar. Juntas, a nova cadeia pública e casa de custódia devem abrir mais de 1,2 mil vagas no sistema prisional.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile