em

Obras da maternidade do HU são retomadas após 5 meses

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) retomou, na última semana, as obras da nova maternidade. A construção do prédio, que funcionará ao lado do hospital, estava suspensa desde junho deste ano. De acordo com Everson Krum, um dos diretores do HU e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o projeto precisou ser readequado após diferenças encontradas na proposta inicial e na obra em si.

"Foi preciso solicitar alterações no projeto para que ele pudesse entrar em uma nova legislação ambiental. Foi necessário, ainda, refazer o projeto de captação de chuvas para que viesse a se enquadrar em uma nova legislação. E, durante este período, tivemos que suspender as obras da maternidade em junho deste ano", explica o diretor.

Após o fim do trâmite, a construtora ganhadora da licitação voltou a trabalhar na construção da maternidade no dia 1° deste mês. No entanto, o prazo proposto inicialmente para a entrega das obras, abril de 2019, também acabará prorrogado. "A expectativa agora é de que a maternidade esteja concluída até o final do próximo ano", diz Everson.

Maternidade

A construção do prédio custará aproximadamente R$ 3,40 milhões, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado (PSB). Ao todo, serão dois pavimentos em concreto armado, contendo 20 leitos e 10 quartos, sala para atendimento de emergência e consultórios obstétricos.

Além do prédio principal, está prevista ainda uma ampliação de 481 metros quadrados de área para estacionamento. Toda a calçada de acesso ao Hospital Universitário será refeita para eliminar irregularidades, além da inclusão de novas rampas no meio fio e colocação de piso podotátil, para acessibilidade.

Segundo Everson Krum, a nova maternidade vai oferecer atendimentos específicos para as gestantes com consultórios especializados, recepção e equipe médica preparada em espaço específico, na área térrea, logo na entrada do hospital. Dessa forma, as mães não precisarão passar primeiramente pelo Pronto Atendimento do hospital.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.