em

Obelisco do Ponto Azul deve ser transformado em jardim vertical

Modificação do monumento está prevista em Plano de Metas

Foto do obelisco do Ponto Azul, no Centro de Ponta Grossa
Obelisco integra Memorial Ponto Azul / Foto: Arquivo DC

Instalado na Praça Barão do Rio Branco, em 2004, o obelisco do Ponto Azul, no Centro de Ponta Grossa, deverá ser transformado em jardim vertical ainda este ano. É o que prevê o Plano de Metas do Município, entre as ações descritas no eixo “Meio Ambiente”.

Conforme descrito no documento, essa será uma das ações previstas pela prefeitura, possivelmente em projeto similar ao executado – de forma terceirizada – em portal de acesso da cidade, via BR-376, no final de 2020. A ideia é usar a estrutura em concreto já existente para a sustentação de plantas ornamentais.

Obelisco do Ponto Azul

Originalmente, quando da criação do Memorial Ponto Azul, o obelisco foi criado para receber as águas de chafariz instalado diante da edificação que hoje abriga Centro Municipal de Artes Visuais. No entanto, em 2018, relatando dificuldades na manutenção das bombas hidráulicas, o Município decidiu aterrar o local e fazer um canteiro de flores e gramado. Entre 2018 e 2019, o obelisco foi pintado com tinta verde, que encobriu também os azulejos azuis em sua base.

‘Jardinetes’

O Plano de Metas ainda pretende implantar “jardinetes” ou “miniparques” em todas as vilas da cidade ao longo de 2022, 2023 e 2024. O documento informa que o Município prevê a formação de zeladorias públicas e comunitárias para garantir a manutenção desses espaços.

Ações previstas no Plano de Metas 2021-2024

Parque e lago

Também integram o documento a previsão de construção da sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no interior do atualmente sem uso Parque Margherita Masini (o que deve ocorrer ainda este ano) e a recuperação, até 2024, do Lago Madureira. O espaço foi criado em 2004 entre os bairros Órfãs e Nova Rússia, mas necessita revitalização e ações constantes de recuperação para atrair maior presença de público.

Desta mesma série de reportagens, leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.