em

O que são os bancos de areia no Lago de Olarias? Saiba a resposta

A reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais recebeu nos últimos dias questionamentos dos leitores por conta do surgimento de bancos de areia do Lago de Olarias, em Ponta Grossa.

Questionamos a Prefeitura de Ponta Grossa, se esses bancos de areia eram considerados naturais ou se tratava de um assoreamento e necessitaria de obras.

De acordo com o governo municipal, os bancos de areia são de fato um assoreamento, causado pelas fortes chuvas. “A Secretaria de Meio Ambiente estuda uma dragagem no interior do lago. Contudo, é preciso aguardar o avanço de obras no Lago II”, explica a nota.

A dragagem é um procedimento de escavação para ajudar a retirar os sedimentos do fundo do lago.

O que é um assoreamento?

O assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d’água pela ação da chuva.

O assoreamento pode causar outros danos sociais e ambientais. Por conta dos sedimentos acumulados no fundo do leito, a água vai procurar atalhos para seguir seu caminho. Muitas vezes esses desvios acabam chegando em áreas com ruas e casas, o que ocasiona as enchentes.

Leia mais: Obras do segundo lago de Olarias terão proteção maciça na barragem

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.