em

Número de interessados em doar dobra em um ano em PG

O número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), em Ponta Grossa, aumentou pouco mais de 50% de 2017 para 2018. De acordo com dados do Hemepar, órgão que realiza o cadastro dos interessados, em 2017 – de janeiro a outubro – eram 889 pessoas que demonstraram interesse em doar medula óssea. Em 2018, neste mesmo período, o número aumento para 1349 cadastros.

Segundo o Hemepar, o aumento se deu a partir de junho de 2017, quando o órgão passou a coletar 50 amostras de sangue, a mais, todos os meses, desde então. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mesmo com o aumento do número dos interessados em doar medula óssea, é necessário que haja uma total compatibilidade entre o doador e o receptor. Caso contrário, a medula é rejeitada.

A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor, chamados de exames de histocompatibilidade. Segundo o Inca, com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 25%. De forma geral, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.

Quando não há um doador aparentado (geralmente um irmão ou parente próximo), a solução para o transplante de medula é fazer uma busca nos registros de doadores voluntários. Hoje já existem mais de 21 milhões de doadores em todo o mundo. No Brasil, o Redome tem mais de 4 milhões de doadores.

"Por isso, quanto mais pessoas estiverem interessadas em doar medula óssea, maior será a possibilidade de encontrar um doador compatível", disse a chefe do Hemepar em Ponta Grossa, Soraya Maria Stocco Legat.

Importância

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos, com boa saúde poderá doar medula óssea.

Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para fazer a doação.

Seja um doador

Interessados em doar medula óssea devem dirigir-se até a sede do Hemepar em Ponta Grossa – Rua General Osório, 427, Centro. Os doadores devem levar documentos como RG e CPF para abrir um cadastro e coletar a amostra de sangue.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.