em

Número de árvores em Ponta Grossa triplicará daqui a 50 anos

Professora Doutora Silvia Méri Carvalho comenta sua perspectiva sobre arborização em PG, para os próximos 50 anos

PG tem hoje aproximadamente 28,9 mil árvores nas vias urbanas. Imagem: José Aldinan/DC

O número de árvores em Ponta Grossa vai triplicar daqui a 50 anos. Essa é perspectiva da Professora Dra. Silvia Méri Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A professora falou ao Diário dos Campos e Portal DCmais sobre o que a comunidade ponta-grossense pode esperar para a arborização do município nas próximas décadas.

Conforme o ponto de vista da professora, as perspectivas são positivas tendo em vista o Plano Municipal de Arborização Urbana, que está sendo executado pela Prefeitura de Ponta Grossa. “Uma das primeiras fases é um inventário, em que a gente percorre as ruas de Ponta Grossa, identificando as árvores, seus nomes científicos e populares, aspectos fitossanitários e a área em seu entorno”, detalha.

A partir desse inventário, segundo Carvalho, será possível fazer um diagnóstico da situação atual da arborização, para entender suas condições, como melhorá-la e em que áreas podem ser colocadas mais árvores, considerando cada tipo e quais espécies predominam. “A demanda do plano de arborização é que ele seja atualizado a cada cinco anos, então imagino que teremos várias possibilidades nas próximas décadas de ampliá-la”, comenta.

Conforme a professora, PG conta hoje com aproximadamente 28,9 mil árvores em suas vias públicas, segundo dados de um mapeamento digital realizado a partir de imagens de satélites. “A ideia é que possamos ter três vezes mais esse número de árvores, essa é a perspectiva para os próximos 50 anos”, conclui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.