em

Núcleo Maria da Penha da UEPG tem nova sede

O Núcleo Maria da Penha (Numape) da UEPG está atendendo em um novo endereço. O projeto de extensão universitária, ligado aos cursos de Direito e Serviço Social da instituição, atende vítimas de violência doméstica e familiar – o novo espaço de atendimento fica na rua Maria Rita Perpétua da Cruz, na região de Oficinas. O prédio está localizado em frente à Arena Multiuso e ao lado da Justiça do Trabalho.

O Núcleo da UEPG começou a funcionar em janeiro de 2018 e, desde então, já atendeu 83 mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. As vítimas atendidas pelo órgão chegam até o Numape encaminhadas por órgãos da rede de proteção (unidades básicas de saúde, escolas ou Cras) ou podem procurar o atendimento diretamente. Ao chegar ao Núcleo, a mulher é atendida por uma advogada, uma psicóloga e uma assistente social.

De acordo com a assistente social no Núcleo, Bruna Maria de Lara Ribeiro, a identidade da mulher sempre é mantida em sigilo, para preservar os direitos dela e também de parentes próximos (como filhos, por exemplo). “Fazemos um trabalho multi e interdisciplinar para garantir o direito das mulheres, principalmente viabilizar medidas protetivas e outras medidas judiciais que garantam a segurança e a dignidade delas”, conta Bruna.

 

Atendimento

Funcionando no prédio localizado na rua Maria Rita Perpétua da Cruz, mesmo local ocupado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o Numape atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30 – as mulheres podem ir até o local sem marcar horário. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.