em

Novos casos de covid crescem exponencialmente em Ponta Grossa

Arte: dcmais

Desde a virada do ano, a quantidade de novas contaminações por covid-19 em Ponta Grossa aumenta diariamente. O boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta segunda-feira (10) a inclusão de 266 novos casos da doença. O número refere-se ao período de sábado (8) a segunda (10). Por outro lado, não houve mortes oficializadas em decorrência da covid durante o final de semana.

A explosão de infectados pelo coronavírus é comprovada ao analisar os seis boletins emitidos pelo Município desde o início de 2022. O primeiro deles mostrava nove casos, enquanto o mais recente tem quase 30 vezes mais contaminados. A variação dia a dia pode ser vista no infográfico acima.

Os dados locais também mostram elevação diária de pessoas em isolamento domiciliar. São 1.046 ponta-grossenses que precisam cumprir quarentena para evitar a propagação do vírus. No primeiro boletim do ano eram 491. Ou seja, mais do que dobrou em uma semana.

Movimento de pessoas no calçadão de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

Também houve aumento na quantidade de casos suspeitos monitorados pela Fundação Municipal de Saúde. Ao todo, 1.656 pessoas estão recebendo acompanhamento da administração pública por conta dos sintomas apresentados. Há uma semana eram 964 monitorados.

Óbitos e internamentos

Por outro lado, a explosão de contaminações em Ponta Grossa não se traduz em mortes no curto prazo de tempo. O município contabilizou dois óbitos desde a virada do ano. As duas vítimas foram mulheres na faixa de 50 a 59 anos de idade.

Simultaneamente, a quantidade de internados se mantém baixa. Hoje há dois moradores de Ponta Grossa internados por conta do coronavírus. Um está em leito de UTI e outro recebe cuidados em Enfermaria.

A partir disso sugere-se o efeito positivo da vacinação. Os contaminados não estariam pegando a forma grave da doença. Por consequência, mortes e internamentos ficam em patamares reduzidos.

No entanto, é necessário monitoramento constante nas próximas semanas para que se faça pleno diagnóstico do cenário pandêmico. Por isso as recomendações sanitárias são mantidas pelas autoridades.

Ministério e SESA

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento do programa Cuida Mais Brasil. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse acreditar que o avanço da covid no Brasil deverá ter desempenho similar ao de alguns países europeus, apresentando aumento de casos mas sem aumentos significativos no número de óbitos, em termos proporcionais.

“Temos cenário pandêmico de certa incerteza, em face da variante Ômicron, mas temos a esperança de que não haja uma explosão de internações hospitalares, nem aumento proporcional de óbitos porque nossa população está fortemente vacinada”, disse.

O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, também divulgou vídeo no final de semana, alertando para o aumento dos casos, e atribuindo o crescimento às festas de final de ano, ao mesmo tempo que destacou o avanço da vacinação.

Em Ponta Grossa, 99,2% da população acima de 12 anos recebeu ao menos a primeira dose, enquanto 95,4% recebeu duas. Já a dose de reforço foi aplicada em 20,8% daqueles com mais de 18 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.