em

Novo técnico do Operário teve 33% de aproveitamento em Série B

Foto: Divulgação/Red Bull

O Operário Ferroviário anunciou que Ricardo Catalá é o novo técnico do clube. O comandante chega a Ponta Grossa hoje (1°) e acompanha do estádio a partida contra o Náutico, válida pela 28ª rodada da Série B. O treinador faz parte da nova safra brasileira. Na segunda divisão nacional, ele comandou somente o Guarani no ano passado, quando não teve sucesso.

Catalá fechou a passagem por Campinas com apenas 33,3% de aproveitamento. Foram oito jogos pela Série B em 40 dias de trabalho. O treinador encerrou jornada com uma vitória, cinco empates e duas derrotas. Naquela oportunidade, o Guarani somou 8 pontos em 24 disputados, ficando na vice-lanterna da competição.

No Operário, ele terá pouco tempo para mostrar serviço. Depois de enfrentar o Náutico, o Fantasma já volta a campo na quarta-feira (6), quando visita o lanterna Brasil de Pelotas no Rio Grande do Sul. Será a partida de estreia de Ricardo Catalá no banco de reservas.

Antes do confronto em terras gaúchas, o novo treinador deve realizar pelo menos três treinamentos com o elenco, sendo uma das movimentações dedicada à regeneração física dos atletas que estiverem em campo contra o Náutico.

Ricardo Catalá assume o comando na vaga de Matheus Costa, que trabalhou por 11 meses no clube e não resistiu à sequência de sete partidas sem vencer.

Currículo

Ricardo Catalá tem 39 anos de idade e faz parte da nova geração de treinadores do futebol brasileiro. Perfil que costuma agradar à diretoria do Fantasma, visto que os antecessores (Gerson Gusmão e Matheus Costa) também possuem esse status.

O treinador escolhido pela diretoria é formado em Educação Física e Psicologia Esportiva, além de possuir pós-graduação em Gestão do Esporte e ser dominante em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e catalão).

Ricardo Catalá fez estágios no Barcelona, Zaragoza, Espanyol, Corinthians e São Paulo, antes de ingressar em passagem na franquia do Red Bull Brasil.

O jovem treinador tem mercado basicamente no futebol paulista. O Operário será o primeiro clube profissional fora do estado de São Paulo que Catalá vai efetivamente comandar na carreira.

Sucesso no interior

Apesar do desempenho ruim no Guarani, Ricardo Catalá mostrou potencial pelo Mirassol. Lá obteve os melhores resultados da curta carreira: em 2020 levou a equipe do interior até as semifinais do Campeonato Paulista, eliminando o São Paulo no Morumbi. Naquela oportunidade foi eleito o melhor treinador do Campeonato Paulista 2020.

No Mirassol, Catalá comandava o zagueiro Reniê, que integra o atual elenco do Operário Ferroviário e é considerado um dos líderes do grupo.

Neste ano o treinador foi campeão do Campeonato Paulista A2 pelo São Bernardo após substituir o falecido Marcelo Veiga, vítima da covid-19. Catalá deixou o time na segunda colocação do Grupo 3 da Copa Paulista para acertar com o Fantasma na Série B.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.