em

Novo partido articula ações em Ponta Grossa

Lauro Padilha, Albert Silva, Valfredo Laco Dzázio e Caio Oliveira. Foto: José Aldinan/DCmais.

Membros do Partido da Renovação Democrática (PRD) oficializaram a formação da diretoria para as Eleições Municipais de Ponta Grossa. Representantes do grupo vieram ao Diário dos Campos e portal DCmais nessa quarta-feira (10), para detalhar algumas das metas para os próximos meses.

Leia também: DER informa interdição temporária de rodovia no Paraná

A conversa contou com o presidente do PRD em Ponta Grossa, o ex-vereador e possível candidato no mesmo cargo para as eleições de 2024, Valfredo Laco Dzázio (Laco), e o vice-presidente do partido, Lauro Padilha. Também estiveram presentes o secretário-geral do PRD no Paraná, Albert Silva, e o possível candidato para vereador na capital, Caio Oliveira.

Segundo eles, o partido no Paraná possui uma forte ligação com o atual governador Ratinho Júnior (PSD), porém ainda não divulgou oficialmente nenhuma candidatura. 

Criação do Partido

No final de 2023, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a criação do Partido Renovação Democrática (PRD), resultado da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriotas. Apesar de novo, a junção dos dois partidos trouxe consigo uma quantia considerável de aliados, tornando-se o terceiro maior partido em número de filiados, com mais de 1,3 milhões.

A falta de representação parlamentar do PTB, que não elegeu nenhum deputado em 2022, resultou na privação de recursos do Fundo Partidário e na exclusão do tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV. Enquanto isso, o Patriota obteve sucesso ao eleger cinco deputados. A decisão de fusão foi influenciada pela cláusula de barreira em vigor, que exige a eleição de pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em nove unidades da Federação, para garantir o acesso aos recursos públicos. A partir dessa dificuldade, os dois partidos decidiram unir forças e formar o PRD.

Leia também: Conheça os novos membros do Conselho Tutelar de Ponta Grossa

Segundo Albert Silva, a intenção é trazer figuras experientes na política, porém com renovação e transformação. Essas duas palavras-chave foram usadas várias vezes durante a entrevista. Para ele, Ponta Grossa é uma cidade de destaque no Paraná, por estar muito próxima da capital e faz parte das estratégias do partido.

Os membros do PRD visitaram a redação do Dcmais e Diário dos Campos. Foto: José Aldinan/DCmais.

Propostas para PG

Laco destacou que além de encontrar novas lideranças jovens na cidade, o partido planeja trazer diálogo e ações voltadas para as mulheres. “É importante que mulheres venham fazer parte do partido e discutam as propostas conosco”, convidou.

Por conhecer a cidade há muito tempo, Laco afirma que pretende trabalhar para conversar próximo dos moradores. Também enfatizou as preocupações com grupos específicos, “A população 60 mais e as Pessoas com Deficiência Física (PCD) muitas vezes são esquecidas nas políticas públicas, queremos mudar isso”, explicou.

Convite

Laco e Padilha aproveitaram o momento para convidar as pessoas a conhecerem mais sobre o PRD, “queremos convidar quem tem interesse na organização e crescimento na cidade, as mulheres princesinas, conheçam e se filiem ao PRD. Faremos as coisas para quem precisa encontrar as pessoas certas no lugar certo da política”, enfatizou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.