em

Novo lago de Olarias será concluído com recursos da Sanepar

Município pretende investir valor repassado pela Companhia

Foto aérea do Parque de Olarias, em Ponta Grossa
Foto: AEN

A Prefeitura de Ponta Grossa pretende concluir neste ano a formação do segundo Lago de Olarias, fazendo uso de recursos provenientes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A informação consta no Plano de Metas 2021-2024, no eixo Meio Ambiente.

Lago de Olarias

De acordo com assessoria de imprensa da Sanepar, a companhia repassa, mensalmente, 1% de seu faturamento ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. O repasse está previsto no contrato vigente com o Município, e os valores variam de cidade para cidade. Parte desse recurso é que deve ser direcionado para conclusão do lago número 2.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Luis Pitela, os recursos da Sanepar são repassados o Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundam), e direcionadas à recuperação de fundos de vale. O Lago de Olarias receberia uma parcela desses recursos.

A Secretaria de Meio Ambiente, informou que as obras estão em andamento e o espelho d’água do Lago II de Olarias será enchido até dezembro. “Neste momento está sendo realizado o serviço de topografia do local. Também estão sendo feitos os orçamentos de infraestrutura dos demais serviços a serem executados no local”, informou o Município, sem detalhar quais serão as obras de infraestrutura no entorno do segundo lago. A Sanepar também preferiu não informar qual é o valor repassado ao município.

3º e 4º lagos

Ainda segundo o Plano de Metas, o terceiro lago deve ser concluído em 2023 e o quarto lago em 2024. Para esses dois empreendimentos, o Município pretende buscar recursos através de operação de crédito, emenda parlamentar e compensação ambiental. No total, o projeto divulgado em 2014 prevê a formação de cinco lagos.

Leia também

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.