Menu
em

Novo edital de licitação do Estar será lançado em fevereiro

Prefeitura de Ponta Grossa está trabalhando na elaboração de uma nova licitação, mas data ainda não foi divulgada

Foto: Arquivo DC

Segundo a prefeitura de Ponta Grossa, está prevista para fevereiro a publicação do edital de licitação que definirá uma empresa para operar o sistema de estacionamento rotativo (Estar) no município.
Atualmente, está em vigor o modelo digital – o Estar Digital – que funciona por meio de aplicativo da Cidatec Tecnologia e Sistema. O contrato entre Município e Cidatec foi renovado no início de abril de 2021 e fica em vigor até o dia 31 de março deste ano.
Pelos novos aditivos de prazo e valor – o oitavo e novo, respectivamente – a prefeitura prorrogou por mais um ano o contrato iniciado em 2018, mediante pagamento de R$ 647.805 à Cidatec, pelo fornecimento de licenciamento de software para controle de estacionamento regulamentado para veículos automotores e similares nas vias e logradouros públicos – o Estar – incluindo locação de smartphones e impressoras, pacote de dados, fornecimento de bobinas, licenciamento de sistema integrado de estacionamento mais a tarifa de operadora de cartão; licenciamento do módulo Cartão de Crédito e suporte técnico.

Nova licitação


A realização de um novo processo de licitação se daria, entre os motivos, porque a empresa é investigada pelo Gaeco e tem três sócios que se tornaram réus após Operação Saturno em Ponta Grossa, que apura possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, fraude a licitação e tráfico de influência supostamente praticados por empresários, servidores públicos e vereadores. Em dezembro de 2020, quando aconteceu a operação, a prefeitura chegou a suspender o contrato com a Cidatec, mas foi retomado em fevereiro de 2021, após a análise jurídica sobre a situação envolvendo o funcionamento do sistema na cidade.
Segundo informações da Procuradoria Geral do Município, por meio da assessoria de imprensa, no momento, o Município trabalha na minuta do edital, que deve ser encaminhada para parecer final nos próximos dias. A expectativa é de que o edital de licitação seja divulgado no decorrer do mês de fevereiro.

Recomendação


No ano passado, a comissão parlamentar de inquérito (CPI) instaurada na Câmara de Vereadores de PG para investigar contrato, implantação e demais ações realizadas pela empresa Cidatec junto ao Município, chegou a recomendar à prefeitura, em seu relatório final, a suspensão do contrato com a Cidatec, diante das irregularidades apuradas pela comissão. Na ocasião, no entanto, a prefeitura informou que a suspensão do serviço naquele momento inviabilizaria o controle de rotatividade das vagas e a sua fiscalização.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile