em

Novo contrato do transporte coletivo de PG pode durar 20 anos

O atual, com a VCG, venceria em 2013, mas foi renovado por Wosgrau até 2023 – e o novo pode ir até 2043.

Foto ilustrativa / Arquivo DC

O novo contrato para a concessão do transporte coletivo de PG pode durar 20 anos. A afirmação é da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, que está avaliando o novo modelo.

“A concessão depende do investimento inicial, do tipo de veículo e de combustível usados. Por exemplo, para veículos elétricos a previsão seria de 15 anos e para os movidos a diesel, 20 anos”, afirmou a assessoria de imprensa do Município em retorno à reportagem do dcmais.

Atual contrato

O contrato de transporte coletivo de PG com a Viação Campos Gerais (VCG) foi assinado em 11 de junho de 2003 com prazo de 10 anos, ou seja, vencimento em 11 de junho de 2013.

Porém, seis meses e meio antes do vencimento, em 20 de dezembro de 2012, o então prefeito Pedro Wosgrau, dias antes de “passar a cadeira” para Marcelo Rangel, assinou um aditivo que prorrogou a vigência do contrato até 11 de junho de 2023 – aí sim fechando um prazo de 20 anos.

Novo modelo

No fim do ano passado a Prefeitura fechou um contrato de R$ 2,1 milhões para criar o novo modelo de concessão do transporte.

A empresa escolhida para dar assessoria foi a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) – órgão de apoio institucional ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – que agora é a responsável pelo apoio técnico no processo, formatando a modelagem do novo edital, acompanhando o andamento da licitação, organizando audiências e consultas públicas.

Os estudos foram iniciados no início deste ano e têm que ser concluídos até meados do ano que vem.

Segundo a Prefeitura, nesta semana o técnico de engenharia de trânsito da FIPE está na cidade realizando levantamentos com o objetivo de encerrar a primeira etapa. “Então até o começo de agosto nós iremos concluir essa fase pra depois entrar na questão econômica-financeira, pra depois sair a modelagem do edital”, afirma.

Ainda de acordo com o Município, dentro de cerca de 10 dias deve ser disponibilizada uma consulta pública no site da Prefeitura para que a população possa opinar e auxiliar na confecção do novo modelo de transporte coletivo. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.