Menu
em

Novo bispo de PG quer dedicar tempo aos padres e aos jovens

Foto: José Aldinan

O novo bispo da Diocese de Ponta Grossa, dom Bruno Elizeu Versari, pretende dedicar parte de seu tempo para ouvir os padres das 47 paróquias e também os jovens. “Pretendo visitar todos os padres”, declarou, na tarde desta sexta-feira (9), em entrevista coletiva, ao lado de dom Sérgio Arthur Braschi, que deixa o comando após completar 75 anos de idade.

Outro objetivo de dom Bruno é trabalhar nos itinerários de preparação para a iniciação à vida cristã, como cursos de noivos e padrinhos. Ele disse que essa atuação deu certo em Campo Mourão, cidade da qual, até então, exercia o bispado. “Esse é um caminho difícil, mas vamos dedicar tempo para avançar e aperfeiçoar”, comentou.

Sobre os jovens, ele, que tem 65 anos, disse que a linguagem é o principal desafio. “Temos muitas ‘fake news’ que alimentam a formação dos jovens, mas nossa esperança, como Igreja, passa pelas mãos dos jovens”.

Sobre a troca de bispo após 21 anos, dom Bruno declarou que “não existe placa de ‘nova direção’”. Fazendo analogia às Olimpíadas, assim como existe o “time Brasil, somos o time Igreja”.

Dom Sérgio destacou o tamanho do território da Diocese: são 17 municípios, com 47 paróquias e aproximadamente 640 comunidades. “Desde que cheguei aqui para ser bispo, houve um grande crescimento populacional, das indústrias, do agronegócio, comércio e serviços. Junto com eles, cresceram também os desafios para cristãos e cristãs”.

Perfil

Durante a coletiva, Bruno contou sobre o que despertou sua vontade de entrar para a vida sacerdotal. “Somos em dez irmãos e vim da roça. A gente trabalhava de dia e estudava à noite. Em 1980, o papa João Paulo II veio ao Brasil e eu me senti tocado. Eu já era ministro e zelador de capelinha na capela da comunidade”, lembrou. Em 1981, o novo bispo de Ponta Grossa iniciou seu processo para se tornar padre e foi ordenado em janeiro de 1988.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile