em

Novembro é o segundo mês com menos mortes por covid em PG

Vista de cima do calçadão de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

Pelo segundo mês consecutivo o número de pessoas contaminadas pelo coronavírus caiu drasticamente em Ponta Grossa. Conforme os boletins diários divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), novembro terminou com 709 casos da doença. É o número mais baixo de 2021. O município contabilizou ainda 25 óbitos no 11° mês do ano – segundo com menos mortes por covid em PG no período.

A quantidade de mortes dos últimos 30 dias em decorrência do coronavírus só ficou acima de setembro, quando Ponta Grossa registrou 23 vidas perdidas.

Os dados sugerem estabilidade da quantidade de mortes por covid em PG. Como comparativo: julho teve 73 óbitos, em agosto foram 29, setembro teve 23, outubro somou 46 e novembro totalizou 25.

As estatísticas levantadas pela reportagem junto aos boletins da FMS levam em conta a data de óbito do paciente. Isso porque a Fundação Municipal confirmou ao todo 62 mortes por covid ao longo de novembro, mas 37 delas eram retroativas e haviam acontecido em outros meses do ano.

Casos

Considerando pessoas que positivaram em exames para detecção do vírus, novembro atingiu o patamar mais baixo do ano, com 709 casos. Média de 23 a 24 adoentados por dia. A queda em relação a outubro é de 55,96%.

Conforme os dados disponibilizados, Ponta Grossa não registrava número tão baixo de casos desde junho do ano passado, mês em que teve o primeiro óbito motivado pela covid. Naquele mês foram 486 exames positivos. Em julho/2020 já havia pulado para 1.125 novos pacientes.

Taxa de mortalidade

Apesar dos números absolutos estarem baixos, sugere-se que Ponta Grossa ainda tem uma taxa de mortalidade a ser observada com atenção pelas autoridades. Para cada 28 pessoas positivadas no mês de novembro houve uma morte em decorrência do coronavírus.

No mês passado, a mesma proporção estava em um óbito a cada 35 ponta-grossenses com exame positivo. Em março e abril deste ano, os piores desde o início da pandemia, a proporção estava em uma morte a cada 24 pacientes (março) e uma a cada 17 positivações em abril.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.