em

Nova ‘cracolândia’ em PG é desafio social e de segurança pública

Apesar de câmeras de vigilância e patrulhamentos, uso e comércio de entorpecentes ocorre com frequência em praça de Ponta Grossa

Foto de moradores de rua na Praça Barão de Guaraúna, em Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

Ações conjuntas e pontuais da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM), com assistência social, vêm tentando conter a consolidação de uma espécie de “cracolândia” em PG*. O problema maior ocorre na Praça Barão de Guaraúna onde, ao longo dos últimos meses, o portal DCmais vem noticiando ocorrências policiais quase que diárias nas imediações da Igreja Sagrado Coração de Jesus – conhecida como “Igreja dos Polacos”, em Ponta Grossa

O problema social – evidenciado pela permanência de pessoas em situação de rua na região – vem mantendo o local como endereço de uso e venda de entorpecentes, além de ações constantes de vandalismo e agressões.

Cracolândia em PG

Nesta semana, circulou um vídeo que mostra uma das moradoras de rua escalando as parede da igreja. Outro vídeo, também divulgado nesta semana, mostrou furto no interior da mesma igreja, ocorrido no mês anterior, enquanto em outro uma mulher agredia fiéis no interior do templo. Na tarde de segunda-feira (4), um homem foi detido com maconha, após ter sido flagrado vendendo drogas na praça. Na madrugada do mesmo dia, a GCM foi acionada quando um grupo de pessoas espancava um indivíduo ao lado da igreja.

Todas essas notícias foram veiculadas apenas nos últimos quatro dias. Mas as ocorrências foram dezenas ao longo dos últimos meses, com registros na praça ou no entorno, sempre relacionadas ao uso ou tráfico de drogas. Confira algumas delas:

Em nota, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, informou que promove patrulhamentos e abordagens constantes nos locais, realizando, quando necessário, o encaminhamento de suspeitos até a delegacia da 13ª SDP para as providências cabíveis.

Além dessas medidas, a Guarda Civil Municipal também realiza o monitoramento das praças, que contam com câmeras de segurança, e promove constantemente atividades em conjunto com equipes da FASPG e a Polícia Militar.

“Por fim, o Município ressalta que tem acompanhado de maneira próxima a situação e segue trabalhando constantemente na definição de estratégias voltadas ao reforço da segurança nestes espaços”.

Praça Segura

Especialmente nos primeiros meses do ano passado, a Operação Praça Segura conseguiu minimizar o problema na Praça Barão de Guaraúna. Até mesmo banheiros públicos foram fechados para conter a presença de vândalos e usuários de drogas. Neste ano, porém, a concentração de pessoas em situação de rua no local aumentou, evidenciando a questão que envolve problemas de ordem social, econômica, de saúde pública e, por consequência, de segurança.

*O termo cracolândia originalmente se refere a uma área com alta concentração de usuários de drogas, em São Paulo. Mas o termo se tornou comumente aplicado em diversas regiões do país, e vem sendo mencionado pelos seguidores do portal DCmais nas redes sociais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.