Menu
em

Nostalgia: Grupo recupera a prática da patinação em PG

Grupo se encontra diariamente no Lago de Olarias. Foto: Fábio Matavelli

As memórias da infância estão sendo recuperadas em Ponta Grossa. Prática comum nos anos 1990, a patinação está de volta aos parques e vai retirando o costume da ‘prisão’ aos brinquedos tecnológicos. Um grupo da cidade é responsável por retomar a atividade. A sensação de nostalgia é comum para quem passa pelo Lago de Olarias e se depara com os patinadores.

E eles são das mais variadas idades. Tem criança de 5 e adulto de 50 anos. Não há limites para a prática. Dezenas de pessoas se juntam no início das noites no deck do lago para treinar e se divertir.

Foto: Fábio Matavelli

Com o tempo, novos adeptos surgiram e o grupo que carrega o nome de ‘Patins Ponta Grossa’ resolveu criar um evento para juntar todos os amantes da atividade. O 1° Patina Ponta Grossa será no dia 12 de dezembro (sábado), a partir das 15h, no Lago de Olarias. A expectativa é reunir ao menos 120 patinadores.

O número é significativo para um grupo que surgiu no ‘boca a boca’ e que começou a agendar os treinos pelo WhatsApp. “A ideia surgiu de necessidade de ter uma companhia para patinar. Apesar de ser um esporte individual, é muito melhor e mais divertido com um grupo de pessoas”, conta Daniel Ribeiro, o Délo, que encabeça a organização.

“Nos primeiros dias fui sozinho patinar e via uma pessoa ou outra patinando. Ia conversar e a conversa era sempre a mesma: não tem ninguém para patinar junto, tem vergonha de cair e alguém ver, e muitos falavam da idade – que não tinham mais idade para andar de patins. Eu sempre fui motivando. Senti que as pessoas tinham as mesmas necessidades que eu para voltarem a patinar, seja por lazer ou esporte”, acrescenta.

O profissionalismo não é necessário, pelo contrário. O importante ali é a diversão. Sabrina Göbel está com 36 anos, comprou o patins em 2017, mas se animou pra valer agora. Ela está de volta aos tempos de criança. A satisfação está em praticar ao lado dos filhos, de 10 e 9 anos, e de uma prima pequena, também de 9 anos.

Grupo junta famílias. Foto: Fábio Matavelli

“As crianças já andavam às vezes na rua, mas com o grupo estão mais animados”, conta. Os patins auxiliam também na diversão em uma época de ausência de aulas. “Para as crianças está sendo ótima a socialização no grupo, pois sentem muita falta da escola”, acrescenta Sabrina, que não fica de fora da brincadeira.

“É um momento de lazer, nos divertimos juntos. É muito bom poder evoluir no esporte e ver a evolução das crianças também. Tem algumas tão pequenas. É bonito de ver a segurança com que andam”, finaliza.

Adesão

Qualquer pessoa com vontade e um par de patins pode entrar no grupo Patins Ponta Grossa. Muitos dão os primeiros passos ali e se sentem mais seguros com companhia. Os encontros para a prática ocorrem diariamente no deck do Lago de Olarias. Nos dias úteis, a reunião começa às 18h. No sábado, o dia todo há praticantes reunidos. As informações podem ser obtidas pelo telefone: (42) 99107-7120 (Daniel), ou pelo Instagram: @patinspontagrossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile