em

Nomeações para prefeitura de PG chegam a 120 em 40 dias

(Foto: Arquivo DC)

Desde o início do governo da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), foram nomeados, conforme levantamento feito pelo dcmais e jornal Diário dos Campos junto ao Diário Oficial do Município, 120 cargos comissionados para a prefeitura de Ponta Grossa. Enquanto em janeiro foram nomeados 83 cargos em comissão, nos primeiros 11 dias de fevereiro, foram 37: ontem foram publicadas dez nomeações; outras 12 na quarta-feira (10), por exemplo.

Do número total de nomeados em janeiro, 19 assumiram cargos de secretários, presidentes de fundações e empresas públicas, que integram o primeiro escalão do governo municipal. Outros cerca de 30 cargos correspondem a chefias de gabinete, além de direção de secretarias. Os demais cargos nomeados correspondem a cargos de assessores de gabinete, superintendentes, entre outros.

Além dos nomeados, cerca de 20 servidores foram designados para cargos em comissão – correspondem aos servidores efetivos que assumiram secretarias, ou de alguns cargos já nomeados que passaram a assumir também coordenação de outros setores. Das 37 nomeações feitas em fevereiro, 13 são para cargos de diretoria; os demais são para assessoria de gabinetes.

Acompanhamento

O vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Vereadores, Filipe Chociai (PV) explica que tem acompanhado as nomeações publicadas em Diário Oficial para poder fiscalizar o Poder Executivo, “que é uma das atribuições que tenho como vereador e também para saber quem está à frente de secretarias e diretorias para destinar as demandas que chegam até o meu gabinete. Mas, até onde sei, não há acordos ou negociações para estas nomeações”.

Ele acrescenta ainda que ainda não está formada a base governista na Câmara, nem indicação de qual vereador será líder do governo. “O Executivo iniciou a construção de um diálogo com os vereadores, e tem-se a vontade de formalizar um bloco governista, mas até agora não houve avanço sobre os integrantes ou mesmo a liderança de governo”, completa.

Um vereador da oposição, que pediu para não ter o nome revelado, afirmou à Redação que o início das sessões ordinárias, na segunda-feira (15), e a garantia de apoio a projetos enviados pelo Executivo, teriam feito com que alguns vereadores e prefeita chegassem a acordo sobre nomeações de indicados pelos parlamentares da base.

Ocupados

No dia 30 de dezembro de 2020, a prefeitura publicou oficialmente a exoneração de 289 cargos comissionados, com exceção de comissionados em licença de saúde ou licença maternidade, por impedimento legal – estima-se que sejam 12. Assim, as 120 nomeações realizadas até agora representam pouco mais de 41% dos cargos vagos em dezembro.

A prefeitura de PG salienta, via assessoria de imprensa, que até o momento, das nomeações publicadas, foram contratados 83 cargos em comissão, incluindo os 19 secretários/presidentes e que as nomeações têm sido feitas conforme a necessidade de cada departamento e setor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.