Menu
em

NBPG está entre clubes aptos para o Brasileirão de Basquete

Foto: Diego Maranhão/Brand/Divulgação CBB

O Novo Basquete Ponta Grossa (NBPG) está entre os clubes credenciados pela Confederação Brasileira (CBB) para a disputa do Campeonato Brasileiro 2022. Esta é a terceira temporada consecutiva que o representante dos Campos Gerais está listado para a disputa da competição nacional. Os ponta-grossenses foram campeões do Brasileirão de Basquete em 2019 e foram eliminados nas quartas de final na atual temporada (em 2020 não houve Brasileiro em decorrência da pandemia).

Conforme o comunicado da CBB, o Brasileirão Masculino 2022 pode ter 13 equipes em ação. Há três paranaenses na relação. Além do NBPG estão a ADRM Maringá e o Coritiba Monster / Sociedade Thalia. O credenciamento é o passo inicial e não significa que o time vai disputar o evento.

Os clubes selecionados passaram por checagem de documentação e foram aprovados pelo departamento técnico da entidade. As direções das equipes têm até o dia 10 de dezembro para confirmarem participação por meio do pagamento da taxa de inscrição.

Assim como em anos anteriores, a Confederação Brasileira de Basquete prevê o início do campeonato em fevereiro. Só que a organização depende da confirmação de inscrição dos times para divulgar o formato de disputa e a tabela de jogos. Por outro lado, a CBB faz uma antecipação.

“Assim como em 2021, [o Brasileiro] terá o Final Four para definir o campeão de 2022”, avisa. O vencedor ganha o direito de pleitear uma vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), pulando a aprovação do conselho fiscal da Liga Nacional de Basquete e indo direto para a comprovação documental para a disputa do principal torneio do país. Em 2021, por exemplo, o União Corinthians, do Rio Grande do Sul, foi campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes e hoje disputa o NBB.

Equipes aptas

Além dos três clubes do Paraná, a Confederação Brasileira listou mais dez equipes para a edição 2022. São elas: Sodie Salgados/Mesquita/LSB (RJ), AZ Basquete Araraquara (SP), Liga Sorocabana (SP), Memorial/Fupes/Santos (SP), São José Desportivo (SP), Basket Osasco (SP), Praia Clube (MG), AD Brusque (SC), APAB Blumenau (SC) e AEGB/Vila Nova (GO).

Em relação à última edição ficam de fora Botafogo (RJ), Londrina (PR), Joinville (SC), Blackstar (SC) e Anápolis (GO).

Recordação

O Novo Basquete Ponta Grossa conquistou o título da temporada 2019 dentro de casa, no Ginásio Borell Du Vernay. Naquela oportunidade, o time ponta-grossenses derrotou Cravinhos (SP) em uma decisão emocionante, que foi para a prorrogação.

No ano seguinte, o Campeonato Brasileiro estava prestes a começar quando estourou a pandemia de covid-19. A competição acabou suspensa e, posteriormente, cancelada.

Para a edição 2021, o torneio nacional ganhou clubes de peso. O NBPG sentiu dificuldades para lutar pelo bicampeonato. Nas quartas de final, o representante paranaense perdeu a série contra o Botafogo (RJ) por 2 a 1 e ficou de fora do ‘Final Four’.

No entanto os ponta-grossenses tiveram o melhor desempenho do estado, fechando o Brasileirão 2021 no 5° lugar – à frente de Londrina e Maringá.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile