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Não há mais microcrustáceos na estação de tratamento, diz Sanepar

População deve informar pelo 0800 a detecção de microrganismos

Foto: Divulgação

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou, nesta sexta-feira (22), ter eliminado a presença de microcrustáceos em sua estação de tratamento de água. Com isso, ocorre a redução no número de microrganismos encontrados nas torneiras. A informação foi repassada ao Diário dos Campos e portal dcmais, por meio de nota oficial.

Microcrustáceos

A presença dos pequenos seres, visíveis a olho nu, foi notada na semana passada em diferentes regiões da cidade. Segundo a Sanepar, os microcrustáceos foram inertizados durante o processo de tratamento de água. Eles seriam provenientes da Represa de Alagados, e pesquisadores tentam determinar quais são as espécies, por que proliferaram tão rápido, e como passaram pelo sistema de tratamento.

Na nova nota, a Sanepar informa ter recebido em torno de 300 reclamações. Isso corresponde a cerca de 0,2% dos imóveis atendidos pelo sistema de abastecimento na cidade. Porém, em diversas regiões do município.

“Vale destacar que todos os casos notificados à Companhia foram solucionados individualmente e a cada dia há o decréscimo das reclamações registradas, o que corrobora o resultado das medidas operacionais adotadas no processo de tratamento para além do estabelecido pela legislação, onde não houve mais ocorrência desse organismo em nenhuma das etapas de tratamento”, acrescentou a Sanepar.

Rede de água

A intensificação das análises feitas por técnicos da Sanepar demonstrou que essas medidas também foram eficazes quanto à presença dos microcrustáceos na rede de água. No entanto, a Companhia destaca a importância da limpeza periódica da caixa d’água. “A Sanepar recomenda que as caixas d´água sejam lavadas a cada 6 meses.

Contato

Situações pontuais em que possa haver resquício do microcrustáceo na rede de distribuição devem ser informadas diretamente à Sanepar, que prestará o suporte necessário ao cliente em cada caso, mediante registro de protocolo, como tem feito desde a primeira notificação. Em caso de dúvida, a Companhia permanece à disposição de seus clientes pelo telefone 0800 200 0115, site www.sanepar.com.br e pelo aplicativo Sanepar Mobile.

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Confira a nota da Sanepar na íntegra

Desde a semana passada, foram formalizadas à Sanepar em torno de 300 reclamações, em diferentes pontos da rede. Isso corresponde a apenas 0,2% dos imóveis atendidos pelo sistema de abastecimento na cidade.

Vale destacar que todos os casos notificados à Companhia foram solucionados individualmente e a cada dia há o decréscimo das reclamações registradas, o que corrobora o resultado das medidas operacionais adotadas no processo de tratamento para além do estabelecido pela legislação, onde não houve mais ocorrência desse organismo em nenhuma das etapas de tratamento.

A intensificação das análises demonstra que essas medidas também foram eficazes quanto à presença dos microcrustáceos na rede de água. A Sanepar recomenda que as caixas d´água sejam lavadas a cada 6 meses.

Situações pontuais em que possa haver resquício do microcrustáceo na rede de distribuição devem ser informadas diretamente à Sanepar, que prestará o suporte necessário ao cliente em cada caso, mediante registro de protocolo, como tem feito desde a primeira notificação.

Em caso de dúvida, a Companhia permanece à disposição de seus clientes pelo telefone 0800 200 0115, site www.sanepar.com.br e pelo aplicativo Sanepar Mobile.

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