Menu
em

Na primeira noite do 49º Fenata, o público reencontra o teatro

Fotos: Luciane Navarro, Jéssica Natal e Gabriel Ramos

O 49º Festival Nacional de Teatro (Fenata) iniciou nesta segunda (08), repleto de arte, cultura, saudades e calor humano. O maior evento cultural dos Campos Gerais e o mais antigo festival de teatro em realização ininterrupta no país, o Fenata é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Até sábado (13), o Festival acontece de forma híbrida, com apresentações no Cine Teatro Ópera e transmissão no Youtube da UEPG.

“Esse é um momento de reencontro”, destacou o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Além de reencontrar pessoas, o Festival deste ano possibilitou o reencontro entre o público e a arte, nos palcos tão marcantes para a história de Ponta Grossa e do Paraná. “É um Festival feito como lá no começo do Fenata, com muita garra, com pouco dinheiro e com muito trabalho”, enfatizou o reitor.

“É uma homenagem às pessoas que perdemos nesses momentos difíceis, mas também uma oportunidade de celebrarmos a vitória da vida, da ciência e da cultura. É isso que o teatro representa: resistência, principalmente em um contexto universitário”, disse a diretora de assuntos culturais da Proex e coordenadora geral do Fenata, professora Sandra Borsoi. O sentimento da volta as palcos é indescritível. Segundo a professora, muitos atores entraram no Teatro chorando, emocionados com a oportunidade do retorno das atividades culturais depois de tantos meses de pandemia. “É muito comovente ver as pessoas querendo vivenciar a arte, o teatro, valorizando o esforço da Universidade para que o Fenata pudesse acontecer e reconhecendo a importância da arte e da cultura”, se emociona. “Isso não tem preço para nós. Acho que o papel da Universidade é cumprido neste momento”. 

Para que o Festival pudesse acontecer com a presença de público, foram precisas medidas de biossegurança. Por isso, como destaca Sinvaldo Baglie, presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (FAUEPG), “é uma vitória realizar o 49º Fenata, mantendo ininterrupto esse festival tão grandioso”. No momento em que se vive um período de transição, próximo ao fim da pandemia de Covid-19, o evento segue ainda todos os protocolos e cuidados necessários e disponibiliza os espetáculos online para chegar ao público. “É mais um Fenata democrático e aberto ao público em diversas faces”, enaltece.

Porco Cane: uma visita

Na primeira noite de festival, a Mostra Principal trouxe o espetáculo “Porco Cane: uma visita!”, da Companhia Teatral Rabugentos. A peça conta a história da família que recebe a visita de um primo rico da Itália e vê a possibilidade de salvar as finanças, garantindo um bom casamento para a filha. O vídeo fica disponível no Youtube da UEPG nesta terça-feira (09).

Foi a estreia desta peça para o público presencial: a companhia realizou sua primeira apresentação desde dezembro de 2019. “E que brinde!”, comemora o ator Gilberto Bellini. A plateia se divertiu e respondeu com carinho à apresentação teatral. “Que coisa incrível fazer essa estreia aqui em Ponta Grossa, cidade de que temos tão boa lembrança, e encontrando um teatro lindo, uma equipe de organização fantástica, que desde o primeiro contato nos acolheu, recebeu e orientou com um carinho incrível, e que com certeza torna diferente esse evento”.

Reencontro

A ansiedade pela volta do teatro aos palcos era grande. Era tanta, que os estudantes Roger Ruhan Hamad e Lorena Ribeiro foram os primeiros a chegar no Ópera para assistir à abertura do Fenata. “Eu sou muito apaixonada por teatro, só que morei em uma cidade pequena e me mudei para cá faz pouco tempo. Vai ser um dos primeiros contatos que eu vou ter com o teatro presencialmente”, conta Lorena. Por isso, a expectativa era grande. Também foi o primeiro contato de Roger, que é de Castro, com o Fenata. “Vi no jornal que ia acontecer o Fenata e vim correndo ver se ainda tinha ingressos, porque tinha o interesse de prestigiar. Estou animado”.

“Faz dois anos que eu não saio de casa, e a primeira vez que eu estou saindo é para vir aqui, hoje”, diz a estudante. Com a exigência de comprovante de vacinação para Covid-19 ou teste negativo para a doença, eles se sentem mais tranquilos.

Na entrada do Teatro, Elisangela Schmidt orientava o público na noite desta segunda-feira. “O Fenata está funcionando um pouquinho diferente, mas nossa prioridade é a segurança de todos”, explica. Conforme chegam ao espaço, as pessoas são orientadas a ocupar as primeiras fileiras do auditório, sempre com uma cadeira de distância das pessoas ao redor. “Dessa forma, conseguimos ocupar todas as fileiras, de uma forma organizada e segura”. Ela conta que o público recebeu com emoção a volta ao teatro. “Está sendo muito agradável tanto para nós, da organização, quanto para o público”.

Biossegurança

O Fenata segue o disposto no Decreto Municipal nº 19.439/2021 e Decreto Estadual nº 8.705/2021 (e suas atualizações). As mostras principais têmlotação máxima de 50% do teatro, com lugares serão demarcados, e a cada desmontagem o palco será desinfetado. Organização, equipe técnica e integrantes dos grupos foram previamente testados para Covid-19.

O Plano de Biossegurança do 49º Fenata contempla medidas de prevenção, como uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência no teatro; disponibilização de álcool em gel em locais estratégicos; poltronas intercaladas para que haja distanciamento; e livreto e votação disponíveis somente online. O público que assistir às apresentações presencialmente deve apresentar o comprovante de vacinação completa (2 doses ou dose única) ou primeira dose mais teste de Covid, realizado com no máximo 48 horas de antecedência.

Mostras

Realizado desde 1973, o Fenata faz parte do calendário oficial da UEPG. Em 2021, teve 65 espetáculos inscritos, sendo oito espetáculos de Ponta Grossa. Os jurados do 49º Fenata,  Adbailson Cuba, Antonia Pereira Bezerra e Cláudio Mendel, selecionaram oito espetáculos, nas duas mostras. A Mostra Principal tem quatro espetáculos, para apresentação presencial com público reduzido e gravação no Cine-Teatro Ópera, sendo dois da categoria nacional e dois da categoria regional. A Mostra Paralela apresenta quatro espetáculos da categoria regional, com exibição somente online, a partir dos vídeos enviados na inscrição.

Serão concedidos dois prêmios de Júri Popular – um troféu para a Mostra Principal e um para a Mostra Paralela. Para cada peça, será aberto um formulário para que o público possa enviar sua nota para os espetáculos apresentados. O formulário ficará disponível nas redes sociais da UEPG, aberto para respostas das 21h às 22h30. O resultado de cada prêmio será obtido a partir da média aritmética das notas de cada espetáculo, com premiação no dia 13.

Os espetáculos serão exibidos no canal do Youtube da UEPG entre os dias 09 e 13 de novembro, com um espetáculo da Mostra Principal (publicado no dia seguinte à apresentação presencial) e um da Mostra Paralela por noite. Os espetáculos permanecerão disponíveis para visualização somente até o dia 13 de novembro.

Os ingressos foram distribuídos gratuitamente de forma antecipada e seguindo a limitação de público, com 300 ingressos por espetáculo. Durante a semana do Festival, interessados podem retirar os ingressos no Cine-Teatro Ópera (Rua XV de Novembro, 468), das 17h30 às 19h, se ainda houver disponibilidade de ingressos.

Programação Completa

08/11 (segunda-feira)
20h – Presencial: Porco Cane: uma visita! (Mostra Principal – 48 min)

09/11 (terça-feira)
19h30 – Online Youtube: Entre o Sol e a Lua (Mostra Paralela – 43 min)
20h – Presencial: A Borboleta da Colina (Mostra Principal – 45 min)
20h30 – Online Youtube: Porco Cane: uma visita! (Mostra Principal – 48 min)

10/11 (quarta-feira)
19h30 – Online Youtube: O Compositor (Mostra Paralela – 50 min)
20h – Presencial: Fada Maria (Mostra Principal – 45 min)
20h30 – Online Youtube: A Borboleta da Colina (Mostra Principal – 45 min)

11/11 (quinta-feira)
19h30 – Online Youtube: Arara, Gralha e Pinhão (Mostra Paralela – 34 min)
20h – Presencial: O Beijo no Asfalto (Mostra Principal – 65 min)
20h30 – Online Youtube: Fada Maria (Mostra Principal – 45 min)

12/11 (sexta-feira)
19h30 – Online Youtube: Lune (Mostra Paralela – 40min)
20h30 – Online Youtube: O Beijo no Asfalto (Mostra Principal – 65 min)

13/11 (sábado) 
19h30 – Online pelo Facebook da UEPG: Encerramento e Divulgação do Prêmio Júri Popular

Confira a galeria de imagem da primeira noite:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile