Menu
em

Músico toca flauta no semáforo para financiar disco de rap

Jonathan se apresenta em cruzamentos da cidade há cerca de duas semanas

Foto: José Aldinan

Entre os ruídos comuns ao tráfego intenso do Centro de Ponta Grossa, um som se destaca em cruzamento da cidade. A melodia é iniciativa do músico autodidata Jonathan Salem, que decidiu tocar flauta no semáforo.

Do instrumento ele tira músicas populares que vão desde a trilha sonora de série da Netflix e da franquia Harry Potter até Tim Maia e Alceu Valença. Entre uma pausa e outra, pouco antes de o sinaleiro ficar verde, observa quem oferece palmas, um sorriso ou moedas.

Música da flauta transversal chama atenção em cruzamentos da cidade / Foto: José Aldinan

Flauta no semáforo

Jonathan começou a se apresentar assim, nas ruas, há pouco mais de duas semanas. Já tocava flauta doce há sete anos e decidiu se arriscar na flauta transversal. Mas o instrumento, que remete às orquestras sinfônicas, esconde a real intenção do rapaz: juntar dinheiro para lançar sua própria discografia… De rap.

Intervenções urbanas devem financiar projeto de rap / Foto: José Aldinan

Rap

Isso mesmo, a música com flauta é uma forma dele obter recursos para divulgar seu trabalho como compositor de rap. Jonathan Salem se autointitula, na verdade, Jhow MC.

“Escolhi tocar flauta, porque minha intenção é lançar um álbum com meu rap, mas aqui na cidade é bem escasso o espaço para rap. Precisaria ir para outra cidade como Curitiba, Rio de Janeiro ou São Paulo”, diz, destacando que seu sonho é mesmo difundir suas músicas autorais com mensagens que se propõem a elevar a auto-estima dos ouvintes.

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/flauta.mp4
Imagem: José Aldinan

Recursos

Aos 31 anos, ele diz ter composto pelo menos 46 músicas de rap, embora nenhuma delas esteja gravada. Pretende juntar R$ 6 mil para lançar sua discografia com 30 canções autorais e, para isso, caminha de sua casa, no Jardim Carvalho, até algumas das ruas de maior movimento. Sob os sinaleiros, o sopro da flauta em busca de afinação é quase abafado pelo beat box que Jonathan ouve, vindo dos motores dos carros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile