em

Muralha Digital será lançado nesta terça-feira em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

Promessa de campanha da prefeita Elizabeth Schmidt (União) e assunto da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2021, será lançado nesta terça-feira (16) o programa Muralha Digital. Nas palavras da secretária municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o projeto será “uma revolução na segurança pública de Ponta Grossa”.

Leia mais: Festa do Pinhão em PG tem nova data e local

Muralha Digital consiste em criar uma espécie de fortaleza virtual em todas as entradas e saídas do município. “A cidade será contornada com câmeras em sistema de inteligência artificial”, explicou Tânia em entrevista ao portal DCmais, na semana passada.

Ela disse que carros suspeitos serão monitorados, pois os equipamentos poderão ler as placas. Além disso, pessoas suspeitas e/ou com mandado de prisão, por exemplo, serão abordadas após o reconhecimento facial feito pelas novas câmeras e, ainda, pessoas desaparecidas também poderão ser localizadas pelo sistema. “É uma ferramenta para prevenir e reprimir os crimes”, destacou a secretária.

A Muralha Digital vai instalar câmeras em 63 pontos de Ponta Grossa. Além das entradas e saídas da cidade, o programa contará com a integração de equipamentos em radares e com as câmeras já existentes.

Hoje, segundo Tânia, a pasta tem acesso a imagens em tempo real de 500 câmeras, se somados equipamentos particulares, que cedem o acesso à Secretaria por meio do programa Vizinhança Segura.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.