em

Municípios da região recebem selo de qualidade em saúde

Municípios dos Campos Gerais foram contemplados com o selo de qualidade da atenção primária que faz parte do projeto de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde implantado em 2014. A certificação é um reconhecimento do trabalho realizado pelas Unidades Básicas de Saúde de todo o Paraná no fortalecimento dos atendimentos da atenção primária.

Na região, receberam o selo de certificação os municípios de Castro, Palmeira e Jaguariaíva. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã de terça-feira (27), em Ponta Grossa, na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), e contou com a presença dos prefeitos municipais, secretárias de Saúde e servidores das unidades de saúde.

"Cerca de 80% dos problemas podem ser resolvidos na atenção primária e para isso as equipes precisam estar qualificadas para este tipo de atendimento. É preciso então melhorar a qualidade da assistência, reforçar o acolhimento e o acesso da população às unidades básicas", disse a diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes.

Segundo Scheila, o selo de qualidade é dividido em três fases: bronze, que representa a segurança do paciente; prata, que simboliza a qualidade nos processos de trabalho e ouro, resultados da saúde de qualidade para a população. Jaguariaíva foi contemplada com o selo bronze, enquanto Castro recebeu selos prata e um bronze e Palmeira foi contemplada com o selo prata.

"Este mérito é de quem leva o carinho para a população. Nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde em toda a região dos Campos Gerais e vemos que temos ainda um trabalho árduo pela frente para ofertar uma saúde de qualidade", disse o prefeito de Jaguariaíva e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Juca Slobodá.

 

Selo

Implantado há quatro anos, o projeto de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde já beneficia 524 unidades de saúde, em 308 municípios. Todo o trabalho é orientado e acompanhado por profissionais das regionais de saúde. A ideia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, o projeto propõe mudanças na rotina de trabalho das unidades. “A prioridade é garantir a qualidade e a segurança da assistência ao paciente. Por isso, orientamos as equipes municipais a adotarem protocolos e ações específicas neste sentido”.

A tutoria é a segunda etapa da vertente de educação permanente do programa ApSUS, de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Na primeira fase, o Estado promoveu nove oficinas temáticas sobre diretrizes importantes da política pública de saúde. Os eventos atingiram mais de 38 mil profissionais de todas as regiões do Paraná.

Cerimônia de certificação ocorreu na manhã de ontem em Ponta Grossa (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.