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Município atinge meta em educação pelo Ideb

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra que a rede municipal de ensino conseguiu atingir a meta prevista para 2017, alcançando pontuação 6,3. Na avaliação da Secretaria Municipal de Educação, esse é um avanço importante, que demonstra que as escolas estão obtendo resultado ascendente na avaliação realizada pelo MEC.

Nos dois anos anteriores em que o município passou pela avaliação, no entanto, os resultados ficaram abaixo da meta projetada. Em 2015 a pervisão era de atingir os 6 pontos, mas o resultado foi 5,8. Em 2013 a previsão era 5,8, mas foi atingido 5,5. Já nos três anos anteriores em que houve a avaliação (2007, 2009 e 2011), os resultados ficaram acima da meta estabelecida.

O índice é obtido a cada dois anos por meio de provas aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

A secretária de Educação, Esméria Saveli, destaca que a maioria das escolas avaliadas apresentaram evolução. “Um dado importante é que 46 das nossas escolas apresentaram notas acima da média 6,3. E mesmo aquelas que não atingiram esta média, demonstraram crescimento importante, mostrando que podemos avançar ainda mais”, avalia a professora. A maior nota obtida foi da Escola Municipal José Hoffmann, em Uvaranas, que atingiu 7,7, seguida da Escola Municipal Ludovico Antônio Egg, no Núcleo Santa Paula, com 7,5.

 

Chuvas

A Prefeitura de Ponta Grossa declarou que os números deste ano só não foram ainda melhores, possivelmente, devido ao mau tempo nos dias em que ocorreram as avaliações, entre 23 e 30 de outubro de 2017. Muitos alunos faltaram e, nos casos em que o número de estudantes não correspondeu ao mínimo de 80%, a avaliação acabou não sendo incluída na nota. Com isso, 14 escolas deixaram de contribuir com a estatística e outra não passou pela avaliação porque não possui o número mínimo de alunos inscritos.

 

Escolas estaduais

Em índices gerais, a avaliação da 8ª e 9ª série, ofertada pelo estado em Ponta Grossa, se manteve abaixo da meta, como ocorre desde 2011. Desde que o índice começou a ser utilizado, em 2005, a cidade só alcançou pontuação acima da meta nos anos 2007 e 2009. O ensino médio apresentou nota 3,6 no município, mas não havia sido estabelecida meta para 2017. Para 2019, quando deve ser feita nova avaliação, a expectativa é atingir 3,8.

 

Paraná e Brasil

No Paraná, em índices gerais que somam redes municial, estadual e federal de ensino, a média foi de 6,5, e se manteve acima da expectativa (6,2) para 4ª e 5ª séries. O índice tem se mantido positivo desde 2007. No caso de 8ª e 9ª séries, a nota ficou abaixo da meta pela terceira vez desde 2013, assim como a 3ª série do ensino médio.

No Brasil, a meta do Ideb estabelecida para 2017 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. A etapa alcançou 5,8 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 5,5.

No ensino médio, etapa mais crítica, o índice avançou 0,1 ponto, após ficar estagnado por três divulgações seguidas, chegando a 3,8. A meta para 2017 era 4,7. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013 e não atingiu mais o esperado. Em 2017, com Ideb 4,7, o país não alcançou os 5 pontos esperados. (Com Agência Brasil)

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