em

Münchenfest leva cultura alemã ao Centro de Ponta Grossa

Três décadas de festa não é pouca coisa. E por ser um evento que chega neste ano à sua 30ª edição, a coordenação da Münchenfest, em Ponta Grossa, está procurando intensificar uma tarefa iniciada no ano passado: resgatar a cultura e tradição alemãs, reforçando o apelo familiar e aberto à comunidade que a festa teve em seus primeiros anos de realização.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Edgar Hamfp, a primeira edição da Münchenfest, em 1989, ocorreu no espaço onde hoje está o prolongamento da avenida Vicente Machado, ao lado do terminal central. A proposta era reunir as famílias, aproveitando a gastronomia e a música características do evento. A festa cresceu, se tornou palco de grandes artistas, e uma boa opção turística. Com isso, no entanto, perdeu as raízes.

“Nós entendemos que a Münchenfest é um momento de confraternização das famílias, de tomada da alegria e da cultura no centro da cidade. Queremos que tudo isso seja o cerne da festa”, diz Hampf.

A Secretaria Municipal de Turismo acredita que é o momento de retomar aquilo que inspirou a criação da Münchenfest. Por essa razão, desde 2018 a festa não ocorre no Centro de Eventos, mas sim no Parque Ambiental, a poucos metros de onde ocorreu sua primeira edição, 30 anos atrás.

 

Gastronomia

Com essa intenção de reafirmar o evento como festa alemã, o Parque Ambiental conta com diversas atrações típicas, bebidas e pratos da culinária germânica, além da participação de três bandas que se alternarão no palco. Entre os pratos que serão oferecidos aos participantes da München estão clássicos como Eisbein (joelho de porco), Frikadellen (bolinho de carne com molho típico) e Appfelstrudel (folhado de maçã com sorvete). E também pratos novos como o cheese-eisbein, torta alemã, sanduíche de pernil e waffles.

 

Jogos, música e cerveja

Entre os jogos, haverá a tradicional prova do serrador, além de corrida do barril, concurso do chopp em metro e cabo de guerra. Entre as atrações típicas ainda está o Concurso da Rainha e a participação de três bandas que se alternarão no palco. O chope oficial fica por conta da Brahma, produzido pela AmBev, mas também estão sendo comercializadas mais de 45 variedades de cervejas, incluindo Lager, Ipa, Apa, Pilsen, Summer Ipa, Sour, Stout, Bohemian Pilsener, München, Witbier e Indian Pale Ale. O público também poderá experimentar versões com sabores de Morango, Maracujá, Maracujá e Limão, Amora, e Kiwi.

 

Serviço

A programação da Münchenfest iniciou na quinta-feira (5) e segue até o dia 8. Neste sábado (7) e no domingo (8), das 11 às 22 horas. A entrada é franca. Mais informações da festa podem ser encontradas no site pontagrossa.pr.gov.br/munchen.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.