Menu
em

MPF denuncia 36 pessoas no âmbito da Operação Research

O Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR) ofereceu denúncia na última terça-feira (21), contra 36 pessoas envolvidas no âmbito da Operação Research, deflagrada no mês de fevereiro, e que apontou o desvio de recursos públicos em detrimento do oferecimento de bolsas do programa de Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As investigações apontaram indícios concretos do cometimento dos crimes de associação criminosa, peculato, peculato culposo e lavagem de dinheiro nos pagamentos a título de auxílio a pesquisadores, bolsas de estudo no País e no exterior a diversas pessoas que não tinham vínculo com a UFPR. Entre março de 2013 a outubro de 2016 foram constatadas fraudes em 234 processos de pagamentos realizados, comprovando-se o desvio de, pelo menos, R$ 7,3 milhões.

A apuração apontou que, para o sucesso da estratégia criminosa, angariavam-se nomes e CPF´s de pessoas que fossem de confiança das denunciadas Conceição Abadia, Tânia Catapan, Gisele Roland e Maria Aurea Roland, a fim de que passassem a figurar como bolsistas da instituição de Ensino Superior e depois concordassem em ir ao banco e sacar os valores ilicitamente creditados em suas contas, para repassá-los às articuladoras das fraudes.

A investigação indicou ainda que, para estes 27 bolsistas, não havia processos administrativos de concessão dessas bolsas, somente processos de pagamentos que, diferentemente dos casos de auxílios e bolsas regulares, impressionavam pela singeleza e eram basicamente compostos, tão somente, pela autorização de empenho e a correspondente ordem bancária, sem constar qualquer referência ao projeto em desenvolvimento que justificasse o respectivo pagamento e a natureza do vínculo entre a UFPR e o beneficiário (docente, servidor ou aluno).

Na denúncia o MPF-PR também requer a reparação dos danos causados pelos fatos delitivos ora denunciados, solidariamente, no valor mínimo da fraude realizada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile