em

Motoristas de aplicativos criam rota de fuga dos buracos em PG

Qual motorista já não foi surpreendido com um buraco no asfalto que estourou um pneu ou quase provocou um acidente de trânsito? Se isso já é um risco para quem usa o carro no trajeto entre a casa e o trabalho, imagine para quem passa a maior parte do dia dirigindo. Por conta disso, os motoristas de aplicativos estabeleceram uma espécie de mapa dos pontos mais críticos no que se refere a má conservação de ruas em Ponta Grossa.

Por meio de mensagens em grupo, por fotos, vídeos ou áudio, os motoristas de aplicativos criaram uma rede de informações sobre condições de tráfego, uma espécie de noticiário informal a respeito das ruas.

William Vargas Dabrowa Mikoszewski, que coordena um dos grupos que prestam serviço de transporte de passageiros na cidade, explica que essa é uma forma de dar segurança aos profissionais. “É só rodar a região do Jardim Maracanã, que você vê a quantia de buracos. No dia 26 tivemos que dar apoio a um motorista. O carro quase caiu de um barranco. Volta e meia tem parceiro caindo em buracos”, diz Mikoszewski.

Rua no bairro Órfãs exige cautela devido a buracos / Imagem Divulgação

Pontos críticos

Ele lembra de dois grandes buracos na rua Francisco Camerino, no bairro Órfas, em trecho de grande fluxo. Segundo ele, a rua Antonio Vieira também está com uma cratera. “À noite, se o motorista não conhecer o local, acaba caindo dentro”. A rua Horácio Batista Morais, no Sabará, tem valetas que impedem a passagem de veículos.

A situação se agravou com as chuvas desta semana. Na estrada para o Alagados, passando a região do San Martin, uma cratera ameaça engolir a via, que deve ser parcialmente interditada pela Defesa Civil nos próximos dias.

Carro precisou ser guinchado em rua no Jardim Maracanã, no dia 26 / Imagem Divulgação

Protocolo

A população pode ajudar a prefeitura na correção dos problemas em ruas asfaltadas ou não. Existem duas maneiras de fazer isso: abrindo um protocolo na praça de atendimento da prefeitura, ou ligando no telefone 156. O segundo método, além de ser mais prático, conta com serviço de resposta ao solicitante assim que o serviço solicitado é realizado.

Devido às fortes chuvas dos últimos dias em Ponta Grossa, que ultrapassaram a média histórica para o mês, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em parceria com Defesa Civil, Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte e Secretaria Municipal de Agricultura, informa que está trabalhando para reparação dos estragos ocorridos, e pede compreensão à população, uma vez que também é necessário um período mínimo de estiagem para que algumas dessas obras seja realizada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.