em

Motociclista vítima de acidente é sepultado em Ponta Grossa

O motociclista Gustavo Anderson Vosniak, de 22 anos, que faleceu na tarde de terça-feira (16), vítima de acidente na última semana, foi sepultado na manhã de quarta-feira (17) com homenagens de familiares e amigos.

O acidente aconteceu na tarde de sexta (12) quando a vítima seguia com sua motocicleta pela avenida Carlos Cavalcanti e acabou atingida por um automóvel Fiat/Uno no momento em que o motorista realizava uma conversão. Não foram repassadas informações sobre o condutor do veículo.

Com o impacto, Gustavo sofreu fraturas e foi conduzido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) onde permaneceu internado até terça.

No último final de semana, a família da vítima conversou com a reportagem do Jornal Diário dos Campos e relatou que a equipe médica do hospital havia relatado que Gustavo teria sofrido morte cerebral.

Familiares disseram ainda que haviam autorizado a doação de órgãos de Gustavo e que aguardavam pela liberação do corpo. No entanto, na segunda (15) à noite, a mãe da vítima, Alexandra Strack, relatou que teria sido informada pelo HU que o filho ainda estava vivo, fato que revoltou a família. A confirmação do óbito, porém, ocorreu na tarde de terça, por volta das 15h37.

A reportagem do DC também conversou com o Hospital Universitário para entender a situação. Por telefone, o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Everson Krum, informou que o HU não informou, em nenhum momento, que Gustavo teria sofrido morte cerebral.

"Os familiares foram informados todos os dias sobre o estado de saúde da vítima, que era muito grave. Mas, em nenhum momento, foi levantada a questão sobre a doação de órgãos, não houve tempo", disse o vice-reitor.

Despedida

Gustavo foi sepultado no cemitério Santo Antônio, às 9h30, de quarta. Todo o cortejo, que saiu da capela municipal São José foi acompanhado por motociclistas que juntos prestaram as últimas homenagens à vítima.

O que diz o Hospital Universitário

A UEPG também emitiu nota oficial para esclarecer a situação. Confira o texto na íntegra:

"A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio de seu Hospital Universitário, esclarece que o paciente G.A.V, 22 anos, que esteve internado em estado grave para tratamento na UTI, após todos os esforços das equipes multiprofissionais, infelizmente veio a óbito na última terça-feira (16), às 15h37".

Conforme determinação do Ministério da Saúde, em virtude da pandemia da covid-19, as informações sobre o quadro clínico, evolução e prognóstico, foram repassadas diariamente à família através de contato telefônico, em conformidade com o protocolo institucional".

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.