Menu
em

Mostra artística se inspira em mensagens nos banheiros universitários

Foto: Divulgação / Wilton Paz

O que leva uma pessoa a rabiscar nas paredes de um banheiro de uso público? Em uma análise imediata, é puro vandalismo. Mas, uma avaliação mais profunda faz pensar que o objetivo último de quem escreveu era ter a atenção de outros para sua escrita, desde que sob anonimato.

É a partir dessa reflexão que uma exposição artística tenta apresentar um outro viés sobre as inscrições encontradas em banheiros de uso público. A mostra “BadRoom” já foi realizada uma vez no ano passado, e retorna neste ano.

BadRoom

A abertura acontece às 19 horas desta quarta (25), na Biblioteca da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Campus Uvaranas, sob curadoria de Wilton Paz.

“Os visitantes são convidados a explorar e refletir sobre as mensagens encontradas nos banheiros universitários, proporcionando a possibilidade do pensar crítico sobre o verdadeiro significado dessas frases no contexto social e cultural da universidade. A exposição ressalta a importância da Arte e da Comunicação como ferramentas para estimular ao mesmo tempo a indignação e o diálogo, promovendo uma maior consciência e entendimento entre diferentes indivíduos”, diz Paz.

Para compor a mostra, três pesquisadores analisaram padrões em impressões e expressões em portas e paredes dos banheiros masculinos e femininos da Universidade. Crisóstomo Ñgala, Marcela Teixeira Godoy e Donizeti Pessi coletaram 289 frases entre 2022 e 2023. A partir disso, estimularam a criação de obras de arte inspiradas nessas mensagens. A exposição, que já aconteceu no ano passado, segue até 30 de outubro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile