em

Moradores se unem contra criminalidade em bairro de PG

Cristiano mora no bairro há 19 anos e foi o idealizados das placas Foto: José Aldinan

Uma onda de furtos nas últimas semanas mobilizou os moradores do Jardim Gianna I, Bairro Neves, em Ponta Grossa, no combate à criminalidade. Há cerca de duas semanas, pessoas que residem na região confeccionaram placas que indicam que a área é monitorada pelo chamado ‘Vizinho Solidário’ informando que o bairro está sendo vigiado pela comunidade e que toda e qualquer atitude suspeita será encaminhada imediatamente para a polícia.

O idealizador da ação é o morador Cristiano de Assis Maciel de Miranda, que mora na região há cerca de 19 anos. “Há umas duas semanas, tentaram furtar a bateria de um caminhão que estava estacionado na frente de casa. Dois dias depois, a bateria de outro caminhão foi furtada e acreditamos que possa ter sido a mesma pessoa”, relatou.

Foto: José Aldinan

Por conta da insegurança, Cristiano montou um grupo via aplicativo Whatsapp e, em pouco tempo, vários moradores aderiram. “Estamos com 62 pessoas no grupo e perguntei o que elas achavam da ideia das placas. Como a maioria aceitou, mandamos confeccionar ao custo de R$ 9 cada uma e estamos colocando nas residências”, disse o morador.

Ao todo foram instaladas 41 placas de monitoramento e a ideia é fazer ainda mais conforme os pedidos dos moradores. Cristiano lembrou ainda que a Polícia Militar foi acionada em uma ocorrência onde houve tentativa de furto de um botijão de gás. Em outro caso, uma empresa de vigilância acionou a Guarda Municipal. “Rondas já foram realizadas, mas os criminosos não foram pegos”, lembrou.

Osni Góes de Almeida (Osni do Gianna), representante da associação de bairro, confirma que os furtos se tornaram frequentes e preocupantes. “Os grupos de whats se tornaram a única saída possível para os moradores. Mas também estamos em contato com as autoridades, buscando ampliar o policiamento na região”, diz.

Ações

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa e com a Polícia Militar para falar sobre a segurança naquela região. A prefeitura informou que a Guarda Civil Municipal realiza constantes patrulhamentos e abordagens de suspeitos no Município, incluindo na região do Jardim Gianna, e desenvolve um trabalho em conjunto com as demais forças de segurança. “A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública ressalta a importância de a população formalizar os registros de furtos e demais crimes, mesmo os de menor potencial ofensivo, junto às forças, contribuindo assim com o fornecimento de dados essenciais para nortear uma atuação cada vez mais eficiente”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.