em

Moradores de vilas cobram melhorias junto ao MP

Moradores representantes das vilas Parque das Andorinhas e Jardim Guarujá, em Ponta Grossa, estiveram na sede do MPPR na tarde desta terça-feira (6). O grupo veio até o órgão cobrar o cumprimento de lei municipal 13.120/2018 que garante a instalação de placas indicativas de endereço em conjuntos habitacionais.

Entre as vilas representadas estão jardim Parque das Andorinhas e Residencial Guarujá, localizados nas regiões dos bairros Neves e Uvaranas. Conforme diz a lei municipal, “nos conjuntos habitacionais novos, as placas de denominação das vias e logradouros públicos e da numeração oficial das unidades residenciais ou terrenos, deverão estar instalados antes da entrega dos imóveis”. Os moradores relatam que aguardam a colocação de placas com endereço há mais de dois anos. Segundo Adriane Borba, que reside no Parque das Andorinhas há cerca de dois anos, não é a primeira vez que a solicitação é feita junto ao MP, e agora a intenção foi verificar o andamento do pedido de providências. “Eu moro na última quadra da rua Osmário Gonçalves. Além de não ter nome na rua, são mais de 11 quadras para chegar até o ponto de ônibus”, relata Adriane, que tem uma filha deficiente visual e percebe dificuldade ainda maior nos deslocamentos diários. Ela diz que a Autarquia colocou ônibus na rua principal por um mês, mas retirou em seguida.

Sérgio Benedito Pontes diz que o problema é similar no residencial Guarujá. Segundo ele, já foi protocolado abaixo-assinado com 300 assinatura pedindo melhorias na região, com a criação de novos pontos de parada de ônibus e instalação de placas de ruas. “Eu moro no local há seis meses. Mas tem gente que mora nessa situação há dois anos. Não é só placa de rua que falta. Também faltam as placas de sinalização, e tem gente que acha que a vila é pista de corrida”, diz.

 

Retorno

Segundo a AMTT a linha de ônibus no interior do Parque das Andorinhas foi retirada após análise do departamento de transporte, segundo o qual não há viabilidade para a manutenção devido à baixa demanda de passageiros na região. No entanto, será mantido o monitoramento das necessidades e realizados outros estudos com o intuito de atender os moradores do bairro da melhor forma possível. Em relação à sinalização do Jardim Guarujá, a AMTT irá enviar técnicos, nos próximos dias, para verificar as necessidades da região. A prefeitura disse que ainda está trabalhando no processo para aquisição das placas e regularização da situação no Parque das Andorinhas, mas ainda não possui prazos a apresentar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.