Menu
em

Morador denuncia cachorros abandonados

Um morador da vila Coronel Cláudio, em Ponta Grossa, denuncia o abandono de dois cães na rua Olavo Bilac. A situação, segundo ele, aconteceu em junho do ano passado quando o tutor dos cachorros mudou de residência e teria deixado os animais na rua. 

"O vizinho abandonou e eu que preciso cuidar deles e dar comida. Fiz protocolos na Prefeitura pedindo para que algo fosse feito e também fiz reclamação na Ouvidoria. A Zoonoses veio até aqui para verificar e não voltou mais", recordou. 

O morador também alega que fez denúncia de abandono e maus tratos junto ao Ministério Público. "Já procurei o Fórum para ver como está o caso e também não obtive retorno", disse. 

A reportagem do DC conversou com a Fundação Municipal de Saúde sobre o caso. Segundo a pasta, a responsabilidade pelos animais é sempre do tutor. 

"Entendemos que as pessoas mudam de casa ou cidade. Mas a responsabilidade sempre será desse tutor. Trabalhamos mediante a lei municipal que prevê que todo animal deve ser solto no local de origem, ou seja, o animal que teve um lar um dia não deve ser castrado para ser solto novamente na rua, pois ele não estará preparado. Então nós vamos até o local, prestamos os atendimentos necessários, mas não temos como levá-los. Por isso, ele deve ser passado necessariamente para outro tutor", informou. 

O DC também tentou contato com o Ministério Público. Por meio de sua assessoria, o MP informou que a partir do atendimento do ciddão, foi instaurado procedimento administrativo no âmbito da 6ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa (nº 0113.19.006277-9) com o objetivo de "acompanhar e fiscalizar a tomada de providências por parte do Município em relação ao abandono de dois cães no imóvel". 

Ainda segundo o MP, foi oficiada a Secretaria Municipal do Meio Ambiente solicitando a verificação da situação narrada pelo reclamante e adoção de providências necessárias. Em resposta, o diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria informou que repassou a situação para a Coordenação de Zoonoses que estava tentando contato com o dono dos cães.

A Gerência de Controle de Zoonoses informou, segundo o Ministério Público, que na data de 20 de dezembro de 2019 esteve no local e conversou com o morador que alimenta os animais. A gerência informou que tentou ainda contato com o dono das cães por meio da empresa onde trabalha esporadicamente, mas não conseguiu. Foi então novamente oficiada a Coordenação de Zoonoses solicitando novas informações e avaliação das medidas a serem adotadas.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile