em

Ministro Milton Ribeiro se reúne com profissionais de educação

(Foto: José Aldinan)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhado de equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esteve em Ponta Grossa nesta quinta-feira (4) onde se reuniu com prefeitos, secretários municipais de educação, gestores educacionais, especialistas e técnicos da educação.

O ministro ressaltou que a determinação do governo Jair Bolsonaro é que os ministros deixem os gabinetes em Brasília e visitem o Brasil. “O objetivo desta reunião é qualificar os profissionais, viabilizando a melhoria da educação”, destaca. O ministro ressaltou que no último ano os investimentos estiveram voltados em saúde, por conta da pandemia. “No pós-pandemia, os protagonistas serão os professores, os profissionais da educação”, frisa. Para aprimorar a gestão educacional, qualificar os funcionários envolvidos no planejamento, cadastramento e solicitação de projetos e recursos, na rede pública de educação com o apoio do FNDE, o diretor de Ações Educacionais do Fundo, Garigham Amarante, fez uma apresentação técnica sobre o órgão.

Prefeitos da região também estiveram no encontro. O prefeito de Inácio Martins e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná (Amcespar), Edemetrio Benato Junior, fez um apelo para que o governo federal olhe com mais atenção para os pequenos municípios. “Temos pequenos municípios com grande extensão territorial com transporte escolar. Temos defasagem na merenda escolar. Como vamos pagar o piso salarial dos professores sem que nos apontem de onde virá o recurso?”, questiona. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, destacou, por sua vez, o trabalho da administração municipal na educação durante a pandemia “Mantivemos em funcionamento o sistema de educação, usamos o nosso conhecimento, técnica, recurso e profissionais, que precisaram se reinventar”, destacou, ressaltando que em fevereiro de 2022, a prefeitura vai inaugurar dois novos Cmeis com recursos do FNDE e uma escola com recursos do MEC.

Viabilizado pela deputada federal Aline Sleutjes (PSL), o encontro reuniu no Centro de Convenções do Avivamento, em Ponta Grossa, além de representantes do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, representantes dos Núcleos Regionais de Educação de Irati, União da Vitória e Telêmaco Borba. “É uma oportunidade para os gestores esclarecer dúvidas, e também saber mais detalhes sobre as possibilidades de investimentos, de como usar os recursos vindos do FNDE para proporcionar mais qualidade de vida e desenvolvimento para a educação paranaense”, frisa.

Estiveram presente no encontro a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes; o vice-prefeito Capitão Saulo; diretor presidente da Fundepar, Marcelo Pimentel; e o presidente da Igreja Cristã Presbiteriana, Apóstolo Nelson Braido, que sediou o encontro em Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.