Menu
em

Militar do Exército em PG é denunciado pelo MPPR e pode responder por homofobia

Foto: Arquivo DC

Um sargento do Exército foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria Criminal de Ponta Grossa, pelo crime de homofobia. O militar, de 39 anos, teria feito ofensas homofóbicas a uma motorista de aplicativo que atendia o denunciado na madrugada da segunda-feira (8).

Leia também: Patrulha Escolar e GCM fazem simulação em escola de PG, veja imagens

A Guarda Civil Municipal de PG (GCM) atendeu à ocorrência na Rua Coronel Dulcídio. Segundo o registro, a motorista, de 32 anos, teve uma discussão com o denunciado sobre profissionalismo, momento em que teria havido a injúria homofóbica. O militar afirmou à GCM que teve a discussão sobre profissão, mas não teria dito nada sobre a sexualidade da condutora. Um áudio gravado pela própria vítima, no entanto, registrou a conversa sobre questões de gênero.

O delegado Fernando Ribeiro Vieira, da Polícia Civil, fez o flagrante do caso e encaminhou a situação para análise no MPPR, o qual confirmou à reportagem a existência da denúncia criminal, que poderá ou não ser aceita pelo Judiciário. Desde 2019, o STF equipara condutas transfóbicas e homofóbicas ao crime de injúria racial, com pena de até cinco anos.

Segundo a assessoria do Exército, “a Força está aguardando o resultado das investigações que estão a cargo da Polícia Civil”. A corporação destacou que, se houver responsabilização civil do militar na Justiça, pode ou não ser aberto um processo interno na Força Armada. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile