em

Mercado Municipal deve estar demolido até junho

Quem com frequência passa pela região do antigo prédio do Mercado Municipal, na área central de Ponta Grossa, começa a se acostumar com a ausência da estrutura do prédio, que começou a ser demolida neste mês. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa Tekla Engenharia, responsável pelas obras no local, aproximadamente metade do edifício já foi derrubada, e a previsão é que a total demolição e retirada dos entulhos deva estar concluída até o final do semestre.

Embora o projeto original previsse o uso da antiga estrutura para abrigar o novo complexo do Mercado Municipal, avaliações técnicas realizadas em dezembro do ano passado, constataram a necessidade de retirada integral da estrutura existente. A demolição ocorre de maneira mecânica, de forma que o prédio cai para seu interior, sem transtornos para além dos tapumes instalados no entorno.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Tekla, uma empresa de Curitiba foi contratada para realizar a demolição. Após a conclusão dessa etapa devem ser iniciadas as escavações, contenções, fundações e colocação dos pré-moldados do novo prédio. Mesmo com a decisão de demolição, as obras acontecem dentro do cronograma de trabalho, uma vez que a demolição (em andamento) e a recuperação dos pilares (ação descartada) levará o mesmo tempo. Ou seja, permanece a estimativa de que as obras estarão concluída até outubro deste ano.

O novo complexo deverá ter um edifício garagem e um mercado com 74 lojas, 17 quiosques, cinema, 14 restaurantes e um biciletário. A prefeitura deverá fazer uso do terceiro pavimento do prédio ao lado do Mercado Municipal.

 

Cronologia da obra

Outubro de 2017 – Prefeitura e Tekla assinam ordem de serviço. R$ 73 milhões de investimento. Previsão de um ano de obras.

Agosto de 2018 – Novo projeto é apresentado para revitalização do prédio, prevendo ampliação de área de empreendimentos.

Outubro de 2018 – Entrega de obra é adiada por mais um ano a pedido da empresa. Motivo seriam readequações técnicas.

Dezembro de 2018 – Após serviço de afastamento da rede elétrica, Tekla anuncia retomada de obras.

Fevereiro de 2019 – Empresa anuncia comprometimento de estrutura e necessidade de demolição. Entrega de obra segue prevista para outubro de 2019.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.