em

Memorial de Ponta Grossa resgata relíquias da Copa do Mundo de 1950

Foto do jogo entre Brasil e Argentina. Imagem: Reprodução

O Memorial do Basquete de Ponta Grossa, entidade criada no município com o intuito de resgatar a história da modalidade, finalizou pesquisa de mais um material considerado histórico para o basquete brasileiro e mundial. O MBPG (sigla do Memorial) agregou em um único documento as memórias da Copa do Mundo de 1950, quando o torneio masculino foi disputado na Argentina.

Além do cartaz oficial do evento, o documento digitalizado traz detalhes do Congresso Técnico da Copa, fotos históricas, toda a parte técnica da competição (como chaves e resultados), além da equipe brasileira que disputou o torneio e terminou a campanha em quarto lugar.

O trabalho da entidade ponta-grossense, que recebeu reconhecimento da Confederação Brasileira (CBB), teve colaboração do jornalista argentino Alejandro Pérez, da ESPN Argentina, e também do ex-jogador da Seleção da Argentina, Javier Maretto. Os originais estão em posse de um dos diretores do MBPG, mas o PDF pode ser acessado abaixo!

MBPG

O Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa é uma associação sem fins lucrativos que visa à criação de um museu físico do basquete e ao fomento do esporte com projetos de inclusão e eventos.

A intenção do Memorial a longo prazo é a consolidação de um museu do basquete interativo em Ponta Grossa. No entanto, a iniciativa pretende contar tanto a história da modalidade do ponto de vista local, estadual, nacional e internacional.

Interessados em ampliar o acervo da história do basquete brasileiro e mundial podem entrar em contato com o MBPG pelo e-mail: [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.