em

Memorial de PG faz pesquisa histórica sobre 100 anos da Seleção

Selo comemorativo foi idealizado por designer de Ponta Grossa. Foto: Divulgação

O Memorial do Basquete de Ponta Grossa desenvolveu pesquisa para registrar a história dos 100 anos da Seleção Brasileira de Basquete. O trabalho histórico faz parte de um projeto da Associação do Memorial do Basquete de PG (AMBPG) por meio do ex-atleta e pesquisador ponta-grossense, André Luiz Villela Costa, em parceria com os historiadores Rodolfo César Pino, de Franca, além de Rubens Cavalcante Junior, de Brasília.

Os pesquisadores contemplam desde a chegada do basquete ao Brasil, passando pelo começo do esporte nos clubes e a convocação da Seleção Brasileira pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), em 1922.

Depois, no dia 25 de dezembro de 1933, foi criada a Federação Brasileira de Basketball, que, em assembleia aprovada em 1941, passou a se chamar Confederação Brasileira de Basketball – a atual CBB.

“O centenário da formação da primeira Seleção do basquete brasileiro é muito especial para o Memorial de Ponta Grossa. Em 1922, a seleção brasileira venceu torneio diante de Argentina e Uruguai, iniciando com o primeiro título internacional da sua história. O primeiro técnico do Brasil foi Fred Brown, que convocou atletas de Fluminense, América, Associação Cristã de Moços (ACM), Flamengo e Botafogo. As partidas foram disputadas no Estádio das Laranjeiras, que foi adaptado para receber jogos de basquete. Poder contribuir para manter a história do basquete no Brasil é uma honra para nós do Memorial”, conta André Villela.

No material levantado pelos historiadores constam informações sobre os jogos, placares, jogadores, fotos e detalhes do título dos Jogos Latino Americanos ou ‘Jogos do Centenário’, como a imprensa denominou.

Designer de PG cria selo comemorativo

Um selo comemorativo aos 100 anos da Seleção Brasileira de Basquete foi criado pelo designer de Ponta Grossa, Marcel Moro. A homenagem foi elogiada pelo presidente da CBB, Guy Peixoto, em pronunciamento na página oficial da Confederação.

“É um ano especial para o basquete brasileiro. Cem anos de Seleção Brasileira é algo gigante, que não estaremos aqui para ver novamente e que não podemos deixar passar em branco. O selo comemorativo ficou lindo e temos um orgulho muito grande de tê-lo em nosso uniforme por todo o restante da temporada de 2022”, afirmou Guy Peixoto.

Segundo André Vilela, o selo comemorativo é uma representação da medalha do centenário. Ela estará disponível para venda aos colecionadores. Parte do valor arrecadado será destinado à Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.