em

Medidas de higiene aumentam consumo de água em Ponta Grossa

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) identificou o aumento sensível no consumo de água, nos últimos 15 dias. O fato foi verificado na capital Curitiba e se repetiu em Ponta Grossa, onde o uso de água aumentou em aproximadamente 9%, conforme detalhou a assessoria de imprensa da Sanepar, questionada pela reportagem do DC.

Segundo a companhia, os técnicos atribuem o aumento no consumo à elevação das temperaturas nos últimos dias e à intensificação das ações de prevenção à Covid-19, que tem o ato de lavar as mãos frequentemente como uma das principais formas de evitar o contágio.

Apesar desse aumento, a Sanepar ainda não viu necessidade de adotar medidas restritivas ao abastecimento em Ponta Grossa. No entanto, para evitar transtornos futuros, a empresa destaca que é preciso o compromisso de toda a população para prevenir o desperdício e o consumo desenfreado. De acordo com a companhia, se houver mau uso da água tratada, possivelmente haverá desabastecimento em algumas regiões da cidade. A orientação da Sanepar é para que o uso da água seja priorizado para a alimentação e higiene pessoal.

 

Sem exagero

Diante da pandemia de coronavírus, deve-se usar a água para lavar bem as mãos e os pulsos, mas pode-se evitar banhos demorados e adiar atividades não emergenciais, como lavagem de carros e calçadas. Outra forma de economizar é reutilizar a água do enxágue da máquina de lavar ou do tanque para lavagem de calçados, pisos, tapetes, rega de plantas e mesmo para descarga de vasos sanitários. Também é muito importante que sejam verificados vazamentos em torneiras e tubulação interna do imóvel. Ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça, mantenha a torneira fechada.

 

Curitiba

Na capital, a Sanepar realiza o racionamento de água desde o início desta semana, em bairros e na região metropolitana. Para não prejudicar sempre as mesmas regiões, a Sanepar faz rodízio do fornecimento entre os bairros. A parada no abastecimento ocorre às 8 horas, com normalização prevista para a manhã do dia seguinte.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.