em

Medidas compensatórias geram melhorias em bairros de PG

Criação de passarela em ponte de acesso a vilas no Bairro Neves / Foto: Fábio Matavelli

Medidas compensatórias exigidas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) para aprovação de obras de novos loteamentos estão resultando em melhorias no tráfego de pessoas e veículos, na região do Bairro Neves. Algumas dessas ações já surtem efeitos práticos, enquanto outras devem ser percebidas nos próximos meses.

Moradores das regiões do Núcleo Costa Rica, Jardim Londres, Jardim Panamá e Núcleo San Martin utilizam, desde abril, área específica para passagem de pedestres em ponte sobre  o Rio Verde. Antes disso, quem passava pelo local precisava se equilibrar em um passeio de aproximadamente 70 centímetros de largura, quase dividindo espaço com os veículos.

Em janeiro deste ano, uma forte chuva exigiu a presença da Defesa Civil no local, e colocou sob suspeita a estrutura da ponte, única ligação das quatro vilas mencionadas com o restante da cidade.

A prefeitura, além de reforçar a estrutura, incluiu melhorias da ponte como medida compensatória para a aprovação do empreendimento Jardim das Flores, em instalação nas imediações. Agora, quem atravessa pelo local a pé conta com passagem que tem aproximadamente 2 metros de largura, com proteções em metal dos dois lados.

Nova ponte na Vila Dal Col deve ser entregue para uso nos próximos meses (Foto: Fábio Matavelli)

Ponte na Vila Dal Col

Outra obra importante é a ponte que ligará Vila Dal Col à estrada de acesso ao Núcleo San Martin, construída como medida compensatória para a construção do Residencial Jardim Royal. A estrutura da ponte está praticamente concluída. Após pavimentado o futuro empreendimento Residencial Jardim Royal, também será pavimentada a estrada até o San Martin, criando uma rota alternativa aos moradores, que até agora têm apenas uma trincheira sob ferrovia como acesso à vila, por onde passa apenas um carro por vez. Ainda não há previsão para o início do uso da referida ponte. 

Os detalhes de medidas compensatórias exigidas podem ser conferidos no site do Iplan

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.