em

Médicos contratados devem começar na próxima semana

Os cerca de 30 médicos que serão contratados em caráter emergencial para Ponta Grossa deverão começar a atuar na próxima semana nas unidades de saúde. De acordo com o médico Rodrigo Manjabosco, secretário-adjunto da Fundação Municipal de Saúde, a contratação não será via processo de licitação em decorrência da necessidade urgente em disponibilizar mais profissionais para atender aos possíveis casos confirmados de coronavírus.

"A dispensa de licitação já saiu e a empresa responsável já comunicada para selecionar alguns currículos. Conforme eles forem enviando os profissionais, eles já serão realocados nas unidades. Ainda não temos previsão de quando vai começar efetivamente, mas a perspectiva de que seja a partir da semana que vem", aponta.

A contratação emergencial faz parte do decreto publicado na quarta-feira (18) onde o prefeito Marcelo Rangel declara situação de emergência em saúde pública no município. Segundo o decreto 17.100/20, "a situação de emergência declarada autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional relacionada ao vírus SARS-COV 2, causador da doença Covid-19".

Insumos

A medida também prevê a compra de equipamentos de proteção para os profissionais que atuam nos hospitais e nas unidades de saúde. "Além de medicamentos voltados para o momento da crise tanto nas unidades como também nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendermos os casos mais graves", destacou Manjabosco.

A Fundação Municipal também prevê a compra de equipamentos para melhorar a capacidade dos hospitais e da UPA como respiradores, monitores cardíacos, termômetros digitais e todo tipo de equipamento para dar suporte nas unidades.

"Além desses equipamentos, serão comprados luvas, gorros, capotes e materiais fundamentais para os servidores que estarão em contato direto com a população", finalizou o médico.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.