Menu
em

Médicos alertam para aumento de doença do coração no inverno

Em épocas de temperaturas mais frias, como está previsto para os próximos dias, muitas pessoas precisam enfrentar as doenças típicas de inverno, como: Gripe, resfriado, rinite, sinusite, asma, pneumonia, entre outras. Não bastasse as doenças respiratórias, outras enfermidades também ocorrem mais nesta estação do ano. É o caso de infartos e de acidente vascular (AVC), que é grave e tem uma alta mortalidade.

De acordo com o cardiologista Marcos Marochi, neste período, afeta principalmente vasoconstrição dos vasos sanguineos levados pela necessidade de manter a temperatura necessária do nosso corpo em cerca de 36,5º. Para isto há a liberação de substância, vasos que vão contrair as artérias para não perder calor: "Ao estreitar, os vasos vão diminuir a passagem do sangue circulante, em especial, nas artérias que já estiverem relativamente adoecida. Outro fator, é o  inflamatório direto das doenças respiratórias do inverno. Este processo tanto diminui a qualidade da troca gasosa cardiopulmonar sobrecarregando o coração, quanto também irá inflamar mais ainda as placas de colesterol que entope os vasos podendo romper esta placa AVC", explica Marochi.
Estudos publicados em 2015 e 2016, pela Incor- USP e outro pelo europeu British Medical Journal, mostraram que o sangue se torna mais viscoso no inverno, pela baixa ingestão de água, favorecendo que ocorram coágulos e isto feche as artéria Pessoas com diabetes, hipertensas e tabagistas são propensas a ter essas doenças, por isso, é preciso ter mais cuidado.
Para evitar que aconteça, Marochi explica que  é recomendado principalmente àqueles que tem a presença dos fatores de risco, fazer exercicios regularmente, de intensidade moderada a alta 150 minutos pela semana, se  hidratar, consultas médicas regulares, alimentação saudável, e evitar gorduras saturadas.  "O que pode ajudar também, principalmente nesse período, é agasalhar-se adequadamente no frio e evitar exercícios em dias de maior poluição ou baixa umidade", finaliza.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile