em

Medicamento que previne o HIV já está disponível

A Fundação Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE), passa a disponibilizar o novo método de prevenção para o HIV. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste na utilização diária de medicamentos, inibindo a infecção e evitando que as pessoas entrem em contato com o vírus.

A PrEP é mais uma opção de prevenção contra o vírus causador da AIDS, portanto, deve ser usada por pessoas que não são infectadas com o HIV, mas que buscam mais uma forma de proteção, além da camisinha. “O público prioritário para receber a PrEP segue as orientações do Ministério da Saúde, sendo elegíveis os gays, homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores(as) do sexo e casais soro diferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não)”, explica o coordenador do SAE/CTA, Jean Zuber.

Como utilizar

A medicação deve ser tomada diariamente, uma vez ao dia, e de forma ininterrupta para que haja resultado, caso contrário pode não haver concentração suficiente do medicamento na corrente sanguínea para bloquear o vírus. A PrEP passa ser segura para relações sexuais sem preservativo após sete dias de uso contínuo para relações anais e 20 dias para as relações vaginais. Esta profilaxia previne apenas a infecção do vírus HIV, podendo então a pessoa estar suscetível a outros tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“A PrEP é mais uma estratégia de prevenção às ISTs, fazendo parte da política atual do Ministério da Saúde, onde não se fala mais em uma única forma de prevenção, mas sim em uma estratégia combinada. Essa concepção coloca a pessoa no centro do cuidado, possibilitando que ela escolha mais de uma forma de se prevenir ao HIV. Neste contexto, ela precisa conhecer as atuais formas de prevenção e buscar quais mais se encaixam no seu estilo de vida”, diz, Jean.

A divulgação da PrEP no município está sendo realizada em uma parceria com o grupo Renascer, uma ONG que atende a população LGBT+, trabalhadores do sexo e população em geral, através de palestras, sensibilização sobre o alto índice de contaminação do HIV, dinâmicas de grupo, incentivo e encaminhamento aos testes rápidos.

Para receber o atendimento, os interessados devem ir até a sede do SAE/CTA e fazer a solicitação. O interessado será conduzido aos enfermeiros e assistentes sociais que farão a avaliação do caso para saber se o paciente é legível para a PrEP. O SAE/CTA fica na rua Joaquim Nabuco, atrás do Shopping Palladium, juntamente com o Centro Municipal de Especialidade (CME).

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.