em

Média móvel da contaminação por covid cresce mais 89%

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

O mês de maio termina com mais casos de covid-19 do que abril e março em Ponta Grossa. É o que mostra o boletim de detalhamento semanal da doença, divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta terça-feira (31). O mesmo documento mostra que a média móvel de contágio pelo coronavírus cresceu 89,5% nas duas últimas semanas.

Com a nova atualização, Ponta Grossa registrou só em maio 1.233 novos casos da doença, superando os dois meses imediatamente anteriores. Em março foram 1.158 casos, enquanto abril havia contabilizado queda para 436.

A maior parte dos novos pacientes estão na faixa etária de 30 a 59 anos. São 668 ponta-grossenses desta faixa que positivaram para o vírus. Eles representam 54,17% daqueles que contraíram a covid em maio.

Óbitos

De acordo com a FMS, quatro moradores de Ponta Grossa morreram vítimas da covid-19 no mês de maio. O número é superior ao de abril, quando houve apenas um óbito na cidade. Em contrapartida, é inferior ao de março – mês em que houve 21 mortes em decorrência da contaminação.

O fato de março ter registrado menos casos da doença e mais mortes sugere que o avanço da vacinação tem diminuído os casos agravados da covid.

Conforme a atualização semanal, três pacientes que morreram em maio tinham mais de 60 anos de idade. É a gama da população que está mais vulnerável ao vírus, segundo os dados municipais.

Já o quarto paciente que entrou em óbito no mês tinha entre 20 e 29 anos de idade. Ponta Grossa não tinha falecimentos nesta faixa ou inferior desde fevereiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.