em

Maurício Pereira será uma das atrações da Flicampos

O 8º Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos) irá colocar no centro dos debates deste ano a literatura conectada com diversas linguagens e expressões artísticas. Seguindo esta linha, a Prefeitura de Ponta Grossa e a Fundação Municipal de Cultura apresentam a palestra-show ‘Outono Micro’, do músico e compositor paulistano Mauricio Pereira (da banda Os Mulheres Negras). O evento será no dia 6 de junho, às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, com entrada gratuita.

Com Tonho Penhasco na guitarra e voz, esse show possui um caráter intimista, onde a poesia fala com força. Para Maurício Pereira, um festival literário que converse com outras áreas da cultura aproxima ainda mais o leitor da literatura, pois possibilita criar público, desmistificar o ato de escrita e a troca de informações. “Coisa fundamental num país onde o acesso ao livro nem sempre é fácil, onde o nível educacional da maioria da população é baixo. Enfim, esse contato próximo com a arte pode ser uma ferramenta potente pra se promover educação, formação, debate. Acho importante que o estado esteja presente nisso, fomentando e garantindo o livre trânsito das ideias”, ressalta.

Nos anos 1980, Maurício Pereira criou, com André Abujamra, a lendária banda Os Mulheres Negras. Na década de 1990 foi cantor do programa Fanzine e em 1995 lançou o primeiro disco solo e com produção independente. Trabalhou como ator, narrador e repórter em comerciais, teatro, séries educativas e documentários, pesquisa de conteúdo para documentários e filmes e diversos artigos sobre produção musical. Atualmente segue em carreira solo e com diversos formatos de show especiais. Em 2018, Maurício lançou seu sétimo disco solo, ‘Outono no Sudeste’, que figurou em diversas listas de melhores lançamentos do ano. O álbum tem produção de Gustavo Ruiz, distribuição da Tratore e participação dos filhos Tim Bernardes (O Terno), Manuela Pereira e Chico Bernardes.

Música e letra

“Pra mim a música tem muito a ver com a comunicação. Como um compositor de canções, acho que a música é inseparável da literatura. Música e letra é uma mistura maravilhosa. Entendo a canção como uma forma de literatura, literatura que chega pelo ouvido, até pra quem não sabe ler, o que faz o formato canção ser um veículo mais importante ainda pra a literatura”, afirma Maurício.

Programação

A programação do 8º Flicampos inicia no dia 3 de junho e encerra no dia 7, com diversos lançamentos de livros, oficinas, palestras e shows. A agenda completa está disponível nas plataformas digitais da Prefeitura de Ponta Grossa e da Fundação Municipal de Cultura.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.